Luciano Oliveira - [email protected]

Os representantes da prefeitura e do projeto se reuniram nesta terça (Foto: Assessoria de Comunicação - PMAB)

Prefeitura e Projeto Cetáceos traçam plano emergencial de atendimento a animais marinhos que venham a encalhar no litoral do município

Os representantes da prefeitura e do projeto se reuniram nesta terça (Foto: Assessoria de Comunicação – PMAB)

Os gerentes de Meio Ambiente, Turismo e Segurança da Prefeitura de Areia Branca, se reuniram na manhã desta terça-feira, 3, com representantes do Projeto Cetáceos da Costa Branca para traçar um plano emergencial de atendimento a animais marinhos na região do litoral setentrional do Rio Grande do Norte.

“Estamos entrando no período anual de encalhes de baleias jubartes, e este ano de 2021 já está bastante atípico, com encalhes ocorrendo em maior quantidade”, explicou a gerente de Gestão Ambiental, Gabriela Cynara.

Durante o encontro foi debatido sobre a possibilidade de realizar treinamentos teórico e prático junto as comunidades, para o caso de registro de animais marinhos arrastados até às praias de Areia Branca.

Projeto é referência no Brasil

Consolidado devido ao trabalho de monitoramento, resgate e proteção de animais marinhos, o Projeto Cetáceos da Costa Branca, desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) a mais de 20 anos, é referência no Brasil.

Além da Base de reabilitação de Areia Branca, o projeto possui outras bases de apoio e pesquisa. Em Mossoró, a base é voltada para pesquisa e diagnóstico de morte dos animais. O Centro de Diagnóstico está localizado no Campus Central da Uern.

O monitoramento realizado pelo Cetáceos da Costa Branca abrange uma faixa litorânea de 400 km do Rio Grande do Norte e mais 150 Km do Ceará – de Caiçara do Norte (RN) até Aquiraz (CE).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade