O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Tibau, em conjunto com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), vão realizar nesta quinta-feira, 15, a partir das 14h, a Pré-Conferência de Assistência Social, que acontece na residência de Conceição Gomes, na comunidade de Gangorra.
O objetivo das pré-conferências é sensibilizar os participantes sobre o tema e eixos a serem debatidos durante a Conferência Municipal e eleger os delegados que participarão da etapa municipal, quando representantes governamentais e da sociedade civil debaterão sobre o estabelecimento de prioridades para o desenvolvimento da política pública de assistência social, analisar propostas e deliberações de diretrizes para o aprimoramento do Suas e tratar sobre as ações que irão embasar a construção do Plano Decenal de Assistência Social (2017-2026).
Para a secretária da Semthas, Lidiane Marques, é por meio da realização das pré-conferências que auxiliam no processo de construção de proposta para as políticas públicas de assistência que respeitam as diversidades e demandas.
Lidiane ressalta ainda a importância das conferências que se caracterizam como um espaço democrático, que possibilita a definição de prioridades e construção de propostas coletivas entre governo e sociedade civil organizada para serem efetivadas, na perspectiva de assegurar e ampliar os direitos socioassistenciais conquistados.
“Importante a participar da sociedade civil organizada para que se possa aliar o pensamento da sociedade e transformá-los em avanços no social. É salutar saber as principais necessidades para que o município possa ampliar a atenção”, frisou Lidiane Marques ao convidar a comunidade para participar da pré-conferência.