A Prefeitura de Tibau, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou com sucesso a ação de prevenção ao câncer de próstata, conhecida como Novembro Azul.
De acordo com a secretaria de Saúde, Márcia Cristina, a ação tem o objetivo principal de conscientizar os homens e abordar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A secretária ressalta que durante a ação foram realizadas 107 consultas médicas, com os médicos Rodolfo e Ana Rafaella; 100 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata e outros problemas.
Também foram realizadas 67 vacinas e 107 testes rápidos de Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV); 107 vacinas de Hepatites B e C e 107 de Sífilis, que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), curável e exclusiva do ser humano, causada por bactérias, além de 13 atendimentos odontológicos.
“Toda ação preventiva tem o intuito de conscientização e de ressaltar a importância dos exames preventivos, onde somente o médico pode avaliar cada caso e indicar o tipo de exame necessário. Por isso, a importância do Novembro Azul, e, principalmente, da participação dos homens, que precisam ter esse cuidado com a saúde”, observou a secretária Márcia Cristina.
Ela também ressaltou o empenho da equipe da Atenção Básica e dos médicos colaboradores para o sucesso da ação que superou todas as expectativas.
Novembro Azul
A Campanha Novembro Azul é lembrada no mundo todo como uma forma de combater o câncer de próstata. Com conscientização e serviços voltados à população masculina, a prefeitura pretende levar mais informações sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção.
Todo homem deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos de idade. Na rede pública, o primeiro atendimento deve ser feito por meio de Unidade Básica de Saúde (UBS). Geralmente, o primeiro exame solicitado pelo médico da unidade é o chamado PSA; caso este apresente alguma alteração, o médico avalia a necessidade do toque retal e, posteriormente, de ultrassom de próstata. O encaminhamento para o urologista é também feito via UBS.
Fotos: Divulgação