Encontro reuniu representantes da Emater e da Prefeitura de Serra do Mel (Foto: G&A Consultoria)
Com uma programação diversificada, onde as potencialidades econômicas do município serão expostas, está sendo definido todo o cronograma de um dos eventos mais tradicionais em Serra do Mel e com ampla repercussão no Estado. Trata-se da Festa do Caju, que acontecerá em novembro e este ano chega à 33ª edição.
Na semana passada, na sede do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater), em Mossoró, foi realizada uma importante e decisiva reunião acerca dos preparativos para a festa. Do encontro participaram equipes da Prefeitura de Serra do Mel e da Emater, onde a tônica foi a definição dos eventos que antecederão a 33ª Festa do Caju.
Entre os pontos definidos na reunião, está a realização de um curso de fabricação de cajuína. Também haverá um trabalho de campo envolvendo cerca de 200 agricultores. Na festa, funcionará um Pavilhão Gastronômico para comercialização das delícias feitas a partir do caju e da castanha, abundantes no município, e ainda poderão ser instituídos torneios para escolha do menor e maior caju.
O prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB) designou para representá-lo na reunião, a primeira-dama e secretária de Educação, Milane Azevedo; o secretário de Agricultura, Francisco Nildo; e a secretária de Juventude, Karla Kamuraite. Pela Emater participaram o gestor regional do órgão, Abraão Queiroga e o engenheiro agrônomo José Roberval de Lima.
Milane Azevedo, que coordena os preparativos referentes à Festa do Caju (Foto: G&A Consultoria)
No encontro, ainda foram abordadas questões como a definição de palestrantes e expositores, além de ter sido fechada a data de 28 deste mês para uma reunião com instituições convidadas para serem parceiros na realização da Festa do Caju 2012, tais como: Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), bancos do Brasil e do Nordeste (BNB), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), entre outros. O Consultor Técnico, Assis Fernandes (G&A Consultoria), colabora no planejamento.