
Diante dos índices alarmantes de acidentes com mortos e sequelados, o prefeito Edson Barbosa (PV) e o secretário de Finanças Tertulo Alves convidaram o comandante da Polícia Estadual de Trânsito, capitão Lima, e o comandante do II Batalhão de Policia Militar, major Maximiliano Luiz, para realizar uma campanha de educação de trânsito nas ruas de Baraúna.
O município de Baraúna tem aproximadamente 25 mil habitantes, sendo que 50% residindo na zona rural. Essas pessoas se deslocam para a cidade constantemente em motos e carros. Não usam capacetes e as vezes tem até menores pilotando motos.
Nos dias de feira livre, o trânsito no centro da cidade fica insuportável, inclusive ocorrendo acidentes. Para o prefeito Edson Barbosa, isto acontece porque a população precisa de educação de trânsito e não tem. “É preciso fiscalizar, mas primeiro temos que orientar, educar quem dirige e principalmente quem pilota motos”, destaca o prefeito.
A saída para reduzir o grande numero de ocorrências no trânsito, conforme o capitão Lima, da Polícia Estadual de Trânsito, é de fato uma fiscalização rigorosa, com aplicação de multas em quem insistir em ferir o Código de Trânsito colocando em risco a vida dos outros e a própria.
Entretanto, para o prefeito Edson Barbosa, para a Polícia de Trânsito cobrar, primeiro é preciso fazer uma ampla companha educativa, orientando os condutores de motocicletas a usarem o capacete, usarem os itens exigidos pela legislação brasileira de trânsito que permitem ampliar a segurança do motoqueiro e do motorista também, reduzindo assim as mortes e os sequelados.
Neste sentido, Edson Barbosa se reuniu na manhã desta segunda-feira, 12, na prefeitura, com o capitão PM Lima, e o comandante do II BPM, Major Maxmiliano Luiz, ficando acertado que a partir da próxima semana começa o trabalho de educação do trânsito no município de Baraúna. “O projeto deve ser continuado e firme”, diz Edson Barbosa.

Para o comandante do II BPM, parceria é a melhor saída para se trabalhar a redução dos acidentes, não só nas áreas urbanas, mas também nas estradas vicinais e entre as cidades.
Ele lembra que o índice de acidentes na RN 015, que liga Baraúna a Mossoró, é também alto e com a educação de trânsito vai melhorar o tráfego e reduzir os acidentes.
Fotos: Divulgação/Assessoria