Prefeitura de Areia Branca viabiliza a instalação de três novos dessalinizadores em Ponta do Mel, Redonda e São José

DESSARicardo, de São José, e os gerentes Sena (Recursos Hídricos) e Luiz Rolim (Abastecimento) conferem o novo dessalinizador da comunidade (Foto: Erivan Silva) 

Uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e Prefeitura de Areia Branca, garantiu a instalação de três novos dessalinizadores na zona rural do município, em localidades que enfrentam dificuldade em obter água porque os poços existentes têm água salobra.

Os equipamentos foram instalados nas comunidades de Ponta do Mel, Redonda e São José, beneficiando com água de boa qualidade cerca de cinco mil pessoas que moram nas áreas contempladas. Na próxima semana, será a vez de São Cristóvão receber um novo dessalinizador.

Segundo o gerente executivo de Recursos Hídricos do município (gerência agregada à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca), José Maria de Sena, os dessalinizadores foram instalados por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) enviados pela Semarh. “A parceria que possibilitou a aquisição dos equipamentos é fruto do esforço que a prefeita Luana Bruno vem empreendendo para assegurar aos moradores dessas comunidades e a população de Areia Branca em geral, melhorias no abastecimento de água para o consumo humano e animal”, destaca.

O gerente José Sena reconhece que os novos dessalinizadores são um benefício muito grande para o município, que vai melhorar a vida das famílias rurais que agora contam com água de qualidade em suas casas. Para ele, a chegada dos novos dessalinizadores constitui uma riqueza que só quem bebia água salobra pode entender o significado.DESSA 2            Moradores são os beneficiados direto com a parceria que garante água de boa qualidade para todos (Foto: Erivan Silva)

Ainda de acordo com o gerente de Recursos Hídricos, a comunidade de Morro Pintado também receberá um dessalinizador, mas só quando for perfurado o poço na localidade, cujo processo encontra-se em andamento na Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

No mês passado, a prefeita Luana Bruno (PMDB) esteve reunida com a superintendência estadual da Funasa, em Natal, conseguindo nesse encontro a perfuração de quatro poços para atender a demanda do abastecimento de água do centro da cidade e das comunidades rurais, incluindo Morro Pintado, onde a situação é mais crítica.

Na oportunidade, a prefeita foi informada que o município de Areia Branca já se encontra no calendário do programa de perfuração de poços, com execução prevista pela Funasa para o final do mês de agosto deste ano.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *