A Prefeitura de Areia Branca suspendeu pelo período de sete dias, até 30 de junho, o plano de retomadas das atividades definido no Decreto Municipal n. 021 de 20 de junho e na Portaria Conjunta n. 001 de 20 de junho de 2020 e mantém o isolamento social rígido como meio de enfrentamento a Covid-19 com controle na circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas no intuito de diminuir a propagação da doença.
A suspensão, prevista no Decreto Municipal 022/2020 de 23 de junho, não se aplica ao Mercado Público que continua a funcionar no horário das 5h às 11h:30 com restrição de circulação de pessoas e autoriza o funcionamento dos serviços não essenciais desde que seja no sistema de delivery, de portas fechadas, mantendo apenas três pessoas dentro do estabelecimento para realizar o atendimento externo ao cliente.
O assunto foi debatido durante reunião, no início da noite de terça-feira, 23, com representantes dos comerciantes, Rodrigo Campielo e Filipe Uchôa, que também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Areia Branca, além do presidente da Câmara dos Vereadores, Duarte Júnior (PSDB).
A prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) apresentou a recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Ministério Público Federal (MPF-RN) e Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) emitida em conjunto para que as prefeituras municipais se abstenham de flexibilizar o isolamento social da Covid-19 levando em consideração a taxa de ocupação total de 97 % dos leitos de UTI públicas e 86% de UTI privadas.
“Não temos como ir contra aos fiscalizadores públicos e essas recomendações”, disse a prefeita Iraneide Rebouças que reforçou a necessidade de participação da população. “O índice de isolamento social em Areia Branca, apesar de todas as medidas realizadas, não é o suficiente para achatar a curva de crescimento do coronavírus”, explanou.
Os representantes dos comerciantes se comprometeram a reunir a classe no cumprimento das medidas para enfrentamento ao coronavírus.