Prefeitura de Areia Branca realiza triagem para exames de glaucoma nesta terça-feira

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça-feira, 29, a partir das 7h, triagem para exames de glaucoma com o médico oftalmologista, Dr. Márcio Glay. O atendimento será no Centro de Saúde José Nogueira de Melo, por ordem de chegada.
Pacientes (antigos) que já realizaram tratamento devem levar o cartão do SUS. Pacientes novatos devem levar xerox do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Glaucoma, doença silenciosa
O glaucoma é considerado como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos. A doença pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são notificados aproximadamente 2,4 milhões de novos casos de glaucoma por ano somando 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o glaucoma chega a atingir 1 milhão de pessoas acima dos 40 anos e o risco triplica aos 70 anos de idade.
É a segunda causa de cegueira no mundo (12,3%), só perdendo para catarata. Estima-se que em 2020 existirão 79,6 milhões de pessoas acometidas.