Luciano Oliveira - [email protected]

Equipe da Secretaria de Agricultura atuando na vacinação

Prefeitura de Areia Branca realiza primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Equipe da Secretaria de Agricultura realizando a vacinação do rebanho bovino

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa de 2022 em animais bovinos. No município foram vacinados 371 animais.

A prefeitura oferta a vacina e o aplicador. É necessário que os animais estejam cadastrados junto ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) para receberem a imunização.

A primeira etapa da campanha de imunização de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte começou no dia 1º e vai até 31 de maio. Areia Branca, portanto, concluiu a vacinação do rebanho do município apto a receber o imunizante, com cerca de 15 dias de antecedência para o final do prazo estipulado.

Segundo o Idiarn, após o fim do prazo para imunizar seus animais, os produtores têm até 15 de junho para declarar o rebanho em um dos escritórios do próprio do órgão, na Emater ou nas secretarias municipais de Agricultura.

Ainda de acordo com o Idiarn, o RN tem status de área livre da febre aftosa com vacinação desde 2014 e luta para conseguir o status de livre da aftosa sem vacinação.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os animais acometidos têm febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber.

A doença pode ser fatal em animais jovens. Os animais afetados não conseguem se alimentar e enfraquecem muito, com perda severa de produção de leite e carne. O principal efeito da doença é comercial. Devido ao seu alto poder de difusão, os países estabelecem barreiras comerciais às regiões onde ocorreu Aftosa, causando sérios prejuízos econômicos e sociais.

A vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da doença. Se confirmada, a principal forma de controle é o isolamento e sacrifício dos animais doentes, e eliminação de fontes de infecção. Quanto mais rápido for detectada a doença, mais rápida será a contenção e menores os prejuízos.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade