Luciano Oliveira - [email protected]

Na UBS Ana Paulino, no horário das 8h às 15h

Prefeitura de Areia Branca realiza dia “F” de vacinação contra a febre amarela neste sábado

Na UBS Ana Paulino a vacinação será no horário das 8h às 15h (Foto: Luciano Oliveira) 

A Prefeitura de Areia Branca realiza neste sábado, 4, o dia “F” de vacinação contra a febre amarela no Centro de Saúde José Nogueira de Melo e na UBS Ana Paulino, no horário das 8h às 15h. E das 8h às 13h nas unidades de saúde de Ponta do Mel e Redonda.

Também terá a atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes.

As crianças com 9 meses de idade podem tomar a primeira dose e os menores de cinco anos devem receber uma dose de reforço. A população de 5 a 59 anos precisa receber apenas uma dose da vacina.

Nas últimas décadas foi observada uma expansão da circulação viral no Brasil, o que levou o Ministério da Saúde a iniciar a expansão da vacinação de rotina a partir de 2020 em todo o país.

A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos infectados. No Brasil, o principal mosquito vetor da febre amarela silvestre é o Haemagogus. Na forma urbana da doença, o Aedes aegypti pode ser o transmissor.

Os sintomas iniciais da doença incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia, hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade