Luciano Oliveira - [email protected]

O superintendente do Mapa no RN, Roberto Papa, com o secrerário Odilon Cabral e Gunar Vingren

Prefeitura de Areia Branca participa do II Seminário do Agronordeste do RN

O superintendente do Mapa no RN, Roberto Papa, com o secretário Odilon Cabral e Gunar Vingren

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Recursos Hídricos, participou do II Seminário do Agronordeste do RN – Expansão de Mercado ao Produtor.

O evento coordenado pelo Ministério da Agricultura (Mapa – SFA/RN), em parceira com a Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, teve como tema o Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal (SISN-POA) que são a carne, leite, pescados, mel e seus derivados, ou seja, produtos que dependem da inspeção municipal, estadual ou federal para comercialização dentro do padrões de segurança alimentar.

O evento discutiu, entre outros assuntos, sobre as vantagens na obtenção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, deputado federal General Girão, participou do evento

O superintendente do Mapa no RN, Roberto Papa, explicou que, em março de 2020, a ministra Tereza Cristina delegou ao Rio Grande do Norte a responsabilidade de inspecionar os produtos de origem animal. Com isso, os produtos passaram a ter autorização para exportação para todo território nacional, o que antes do SISBI não era possível. “Para nós, isso foi um grande prêmio e essa ferramenta precisa ser divulgada para os produtores e para os grupos industriais do Rio Grande do Norte. As pessoas precisam ter conhecimento dessa novidade para procurar o Idiarn e fazer o registro no SISBI. O evento realizado em Caicó é parte de uma transformação que estamos realizando no Rio Grande do Norte. Nós mostramos ao produtores a importância de aderir a este selo e porque pretendemos transformar o nosso Estado, que hoje é importador de proteína animal, para ser exportador. Ou seja, inverter a rota da proteína animal do RN. Já temos 10 empresas que estão fazendo isso e podemos ter muito mais”, afirmou o superintendente do Mapa no RN.

“Estamos buscando implantar no município para beneficiar os nossos produtores de forma imediata que terão a oportunidade de expandir o mercado de vendas dos seus produtos para programas governamentais e também para mercado interno”, explicou o secretário de Agricultura, Odilon Cabral, que esteve no evento em Caicó acompanhado do assistente administrativo, Gunar Vingren.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade