Luciano Oliveira - [email protected]

Secretário Odilon Cabral participou do evento, representando Areia Branca

Prefeitura de Areia Branca participa de lançamento do programa “Gente do Campo”

Secretário Odilon Cabral participou do evento, representando Areia Branca

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, participou na sexta-feira, 18, do lançamento territorial que envolve todos os municípios entre Mossoró e Assú, do Programa “Gente do Campo”.

Por meio de parceria entre Governo do Estado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Funcitern), jovens e adultos do campo poderão receber bolsas para cursar graduação em Agroecologia e Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://www.funcitern.org/inscricao.

O programa “Gente do Campo” possui 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior, num total de 125 técnicos. Os selecionados serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – lato sensu.

O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (Pnater) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Os candidatos deverão escolher um local para atuação, podendo ser o escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou um dos 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) – João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses núcleos envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade