Prefeitura de Areia Branca inicia aplicação da vacina bivalente na cidade e na zona rural

A Prefeitura de Areia Branca iniciou nesta quinta-feira, 2, a aplicação da vacina bivalente, da Pfizer, que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes Ômicron.
O Ministério da Saúde informou que a vacinação será escalonada em etapas, conforme o envio das doses aos estados e o recebimento de novas doses pela Pfizer.
Podem receber a bivalente, nesta primeira etapa, pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos, e pessoas idosas de 70 anos acima.
A aplicação será realizada no Centro de Saúde José Nogueira de Melo, das 7h às 17h, e nas unidades de saúde da zona rural de acordo com o calendário de vacinação de cada UBS.
É necessário ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente. Além disso, o reforço poderá ser aplicado somente naqueles que receberem a última dose há mais de 4 meses.
Quem são considerados pacientes imunocomprometidos?
* Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
* Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
* Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;
* Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
* Pessoas com neoplasias hematológicas, como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas;
* Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.
E quem não está nos grupos prioritários?
Até o momento não há previsão para que pessoas de fora dos grupos prioritários recebam a nova dose no Brasil.
Mas o Ministério da Saúde também quer intensificar a campanha com a vacina monovalente para os maiores de 12 anos, devido à baixa cobertura vacinal no país.
O que é vacina bivalente?
As bivalentes recebem esse nome porque, diferentemente das monovalentes, que só tinham a cepa original do vírus, elas foram atualizadas para proteger também contra a variante Ômicron, que predomina atualmente no mundo. No caso, contra duas sublinhagens: a BA.1 e a BA.4/BA.5.