Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeita Iraneide Rebouças e representantes do PCCB-Uern no ato inaugural do monumento

Prefeitura de Areia Branca inaugura memorial que lembra encalhe histórico de baleias no município

Prefeita Iraneide Rebouças e representantes do PCCB-Uern no ato inaugural do monumento

Na manhã desta segunda-feira, 25, a prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) inaugurou  o Memorial da Baleia em lembrança ao encalhe de 30 golfinhos no dia 23 de setembro de 2013 na praia de Upanema. Vinte e quatro baleias da espécie falsas-orcas foram devolvidas ao mar, seis morreram no local e outras duas apareceram mortas horas depois, em praias próximas.

O acidente inédito em todo o mundo teve repercussão nacional e internacional devido a quantidade de animais encalhados, como também pelo sucesso na operação de resgate que contou com apoio do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-Uern) , Capitania dos Portos, Polícia Ambiental e da população.

“Areia Branca é uma cidade banhada pelo mar e repleta de atrativos naturais. Nossa gestão sempre enxergou essa potencialidade. É uma honra inaugurar esse memorial que será um grande impulsionador do turismo e das boas práticas ambientais. É também um símbolo de gratidão a todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca. Podem contar comigo para manter essa parceria”, disse a prefeita Iraneide Rebouças.

Estavam presentes à solenidade, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Cicília Maia, o agente da Capitania dos Portos de Areia Branca, capitão-tenente Elcimar Machado, o coordenador do Projeto Cetáceos da Costa Branca, Flávio Lima, o artista plástico autor da obra da baleia, Antônio Carlos Amâncio, alunos das escolas municipais Ana de Souza Rolim (Pedrinhas) e José Solon (Upanema de Cima), os vereadores Chiquinho da Redonda (PSDB), Fátima Luz (PSDB) e Celso Uchôa (PL), os secretários e gerentes da administração municipal e a população em geral.

“Vamos continuar nossa missão pelo desenvolvimento da nossa cidade, revitalizando a orla das praias e, principalmente, estimulando a população a esses cuidados e zelo pelo meio ambiente e com o destino do lixo evitando colocar nas praias”, enfatizou a prefeita.

O evento integrou a programação do Festival da Emancipação Política de Areia Branca, que termina na tarde desta segunda-feira com visita guiada dos alunos da rede pública ao Projeto Cetáceos da Costa Branca.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade