Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeita Iraneide Rebouças durante visita ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (PCCB-Uern Areia Branca) Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (PCCB-Uern Areia Branca)

Prefeitura de Areia Branca inaugura Memorial da Baleia na praia de Upanema

Prefeita Iraneide Rebouças durante visita às novas estruturas do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Projeto Cetáceos na praia de Upanema, em 2019 (Foto: Arquivo/Evandson  Bernardo) 

O Festival da Emancipação Política de Areia Branca termina nesta segunda-feira, 25, com a inauguração, às 7h:30 da manhã, do Memorial da Baleia em frente ao Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema.

O espaço lembra as 30 baleias da espécie falsas-orcas que encalharam na Praia de Upanema no dia 23 de setembro de 2013. Após uma operação que durou cerca de três horas, 24 baleias foram devolvidas ao mar com vida, seis morreram no local e outras duas apareceram mortas em praias próximas. Os animais que foram à óbito estão enterrados a 700 metros do local do encalhe conhecido como “Cemitério das Baleias”.

“Foi um encalhe que chamou a atenção de todos nós, areia-branquenses, inclusive o Projeto Cetáceos da Costa Branca está elaborando um plano emergencial para o caso de acontecer novamente estarmos melhor preparados e, em parceria com a Prefeitura de Areia Branca, a população está sendo treinada para evitar uma possível morte do animal marinho que venha a encalhar na costa do nosso município. O fato também é um atrativo turístico, as pessoas gostam de saber as curiosidades da cidade que visitam. Esperamos ainda com esse memorial sensibilizar a população e os visitantes sobre a preservação do mar e o cuidado com o descarte do lixo, deixando os resíduos nos locais corretos e mantendo as praias limpas”, disse a prefeita Iraneide Rebouças (PSDB).

A programação de encerramento do Festival de Emancipação de Areia Branca conta com atividades da Semana do Mar, realizada em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca e segue durante todo o dia. Ainda pela manhã, os alunos da rede pública vão participar de palestras, plantio de mudas, pintura de quadros e de cinema no Hotel Costa Atlântico.

À tarde, os estudantes realizam uma visita guiada ao Projeto Cetáceos e, fechando as atividades educativas, as crianças vão contemplar o pôr do Sol na Praça Rivadávia Ferreira, refletindo sobre os ensinamentos a respeito dos cuidados com a natureza, o meio ambiente e os animais marinhos.

A Semana do Mar iniciada no último dia 20, marca o aniversário do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-Uern) que nesta segunda-feira, comemora 23 anos de atuação, desenvolvendo um importante trabalho de monitoramento, resgate e proteção de animais marinhos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade