
As unidades de saúde das zonas urbana e rural de Areia Branca, registraram grande procura dos idosos acima de 60 anos para vacinação contra a Covid-19. O agendamento das 405 doses enviadas para o município na última remessa, foi totalmente preenchido na segunda-feira, 26.
A Secretaria de Saúde de Areia Branca espera nova remessa de doses por parte da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap) para retomar o agendamento.
Segundo o secretário de Saúde do município, Thiago Tavernard, a quantidade de doses recebida na última remessa é insuficiente para a cobertura do grupo prioritário de idosos de 60 a 63 anos.
Apesar de Areia Branca não receber o quantitativo suficiente de doses para atender a demanda local em cada faixa etária, a prefeitura segue fazendo tudo corretamente, administrando a quantidade baixíssima de vacinas que chega ao município.
Mesmo assim, vale salientar que Areia Branca está fazendo a reserva da segunda dose, enquanto que em Natal e Mossoró, por exemplo, não fizeram. Usaram tudo na primeira dose, comprometendo a eficácia da imunização, pois se a segunda dose não for tomada na data correta, pode prejudicar o processo.
A título de esclarecimento, a aquisição e envio de vacinas contra a Covid-19 é de responsabilidade do Governo Federal. O recebimento, separação e distribuição das doses é de incumbência do Governo do Estado. Cabe então, a cada município, fazer a administração, estoque e aplicação das doses, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização e Imunização (PNI).
Ao distribuir as doses para Areia Branca, o Governo do Estado considera uma estimativa populacional, estabelecida pelo Ministério da Saúde, que não vem correspondendo à realidade, já que o município possui quantitativo maior de idosos do que vacinas recebidas para cada público, como vem sendo comprovado.
A Prefeitura de Areia Branca divulgou um vídeo gravado na segunda-feira, detalhando todo o processo de vacinação no município. Nele, o secretário de Saúde, Thiago Tavernard, faz importantes esclarecimentos à população. Veja.
Fotos: Luciano Oliveira/Reprodução do vídeo da PMAB