Luciano Oliveira - [email protected]

Uso do fumacê pelo município depende de alguns critérios (Foto: Arquivo-PMAB/2018)

Prefeitura de Areia Branca emite nota de esclarecimento sobre uso do carro fumacê

Uso do fumacê pelo município depende de alguns critérios (Foto: Arquivo-PMAB/2018)

Diante de mensagens recebidas por meio das redes sociais e telefonemas feitos ao setor competente da administração municipal, pedindo o uso do recurso conhecido como carro “fumacê” no combate ao mosquito da dengue, a Prefeitura de Areia Branca emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto.

Conforme a nota, o município não possui autonomia para designar o carro a um determinado setor. O veículo passa nos bairros e demais localidades de acordo com o número de casos notificados de dengue ou chikungunya.

Portanto, para a liberação do fumacê, que é feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), existem critérios bem definidos, entre eles, o município deve estar vivenciando uma epidemia, que corresponde a uma incidência maior de casos de dengue por habitantes, o que no momento não acontece em Areia Branca.

Ainda de acordo com os esclarecimentos da prefeitura, é importante reiterar que a eficácia deste método complementar é bastante limitada e depende de vários fatores. O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas. As chances de que tais aplicações de inseticidas entrem em contato com o mosquito são mínimas tendo em vista esta característica fundamental do comportamento do vetor. Vale ressaltar, também, que o veneno mata apenas os mosquitos já adultos e não as larvas, o que não impede que novos mosquitos voltem a aparecer depois da passagem do fumacê.

Portanto como já é de amplo conhecimento, a melhor forma de se evitar a dengue/zika/chikungunya é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor destas doenças.

Muriçoca

A prefeitura esclarece ainda, que a aplicação espacial de inseticidas por meio do carro fumacê, usado para eliminação do mosquito transmissor da dengue na fase adulta, não é indicado para combater a infestação de muriçoca.

Para o combate à muriçoca, a prefeitura diz na nota de esclarecimento, que é importante que a população colabore com a administração municipal, na manutenção da limpeza urbana, permitindo a drenagem das águas e na higienização dos terrenos particulares. “Essas ações é que têm um impacto muito bom no combate à infestação de muriçoca, não o fumacê”, reforça a gestão.

A Prefeitura de Areia Branca reitera que as ações de saúde são prioridades e que o município tem procurado desenvolver os trabalhos que são de sua competência da melhor maneira para proporcionar uma saúde de qualidade para toda a população.

Confira a Nota de Esclarecimento emitida pela Prefeitura de Areia Branca sobre o uso do fumacê.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade