A Associação ELO, em parceria com a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta terça-feira, 3, uma mobilização pública alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado na segunda-feira, 2.
Outro evento que vai marcar a data acontece logo mais à noite, com uma palestra para desmistificar o Autismo, na Câmara Municipal de Areia Branca, a partir das 19h.
Sessão solene
Na Câmara dos Deputados, em Brasília, o assunto foi lembrado em sessão solene dedicada ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). Parlamentares e representantes de pessoas com autismo defenderam a destinação de mais recursos pelo governo ao diagnóstico, à pesquisa e ao tratamento do transtorno no País.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento. A pessoa, nos primeiros anos de vida, por motivos desconhecidos, mas que podem ser genéticos ou ambientais, apresenta problemas de interação social e de comunicação, além de comportamentos repetitivos.
Uma das reclamações dos participantes da sessão solene diz respeito à falta de estatísticas sobre o autismo no Brasil. A estimativa é que no País existam mais de 1 milhão de portadores do espectro autista.
Fotos: Assecom-PMAB