Luciano Oliveira - [email protected]

Abertura da programação aconteceu na Câmara Municipal, com grande participação

Prefeitura de Areia Branca e Associação Elo abrem Semana de Conscientização do Autismo

A abertura da programação aconteceu na Câmara Municipal, com grande participação popular 

A Prefeitura de Areia Branca em parceria com a Associação Elo abriu, na manhã desta sexta-feira, 31, a programação da Semana de Conscientização do Autismo com uma palestra proferida pela psicóloga Rosângela de Lima, que é coordenadora do Grupo AAB (Adolescentes Autistas do Brasil) sobre “Autismo das incertezas à vitória”, que também é o título do livro que ela lançou durante o evento.

Também participou do encontro o escritor e cocriador do Grupo AAB, Guilherme Barroso, que é filho de Rosângela, tem 14 anos e foi diagnosticado com autismo aos dois anos de idade e, contrariando toda a expectativa médica, lançou três livros, entre eles “O menino que brincava com os dedos”, lançado igualmente em Areia Branca durante o encontro.

Estiveram presentes na abertura da programação, os secretários de Saúde, de Assistência Social e da Mulher, Thiago Tavernard, Izabel Alexandria e Adriana Félix; a representante da Secretaria de Educação, Ísis Silva; a presidente da Associação Elo, Jarlene Fonseca; a vice-presidente da Associação Elo e vereadora, Fátima Luz (PSDB); e o vereador Chiquinho da Redonda (PSDB). Além de diretores executivos da administração municipal, colaboradores e parceiros da Associação Elo, e o público em geral.

Caminhada

A Semana de Conscientização do Autismo segue neste domingo, 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com uma caminhada que terá como tema “Mais informação e menos preconceito”, saindo às 8h da manhã da Praça do Fausto. Outras atividades vão acontecer até a próxima quarta-feira, 5.

Abril é considerado o mês de conscientização sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade