Prefeitura desenvolve projeto que capacita profissionais da saúde para atendimento aos usuários de drogas

AGENTES DE SAÚDE FORMAM A PRIMEIRA TURMA DO PROJETO NO MUNICÍPIO

Primeira turma reúne agentes de saúde que atuam no perímetro urbano (Foto: Erivan Silva)

Agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem são o público-alvo do Projeto “Caminhos do Cuidado” que foi implantado em nível local numa parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O coordenador de programas de Atenção Básica à Saúde da Secretaria de Saúde do município, Oliveira Júnior, explica que em Areia Branca o projeto teve abertura oficial na quarta-feira, 2, às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Oliveira Júnior, o projeto no município já está funcionando com a primeira turma formada por agentes de saúde da zona urbana. As aulas são ministradas todas às quartas-feiras, em período integral, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. “Quando concluir essa turma será iniciada a segunda turma com os agentes de saúde da zona rural e técnicos de enfermagem que atuam nas áreas do PSF”, informa.

O coordenador diz ainda, que cada turma terá duração de um mês e meio e os instrutores são da cidade de Mossoró para ministrar a capacitação dos profissionais da saúde no Projeto “Caminhos do Cuidado”.

O projeto se configura na formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família para o atendimento aos usuários de crack, álcool e outras drogas, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

O projeto se insere no plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob a responsabilidade do Ministério da Saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *