Luciano Oliveira - [email protected]

pode procurar o Centro de Saúde José Nogueira de Melo e deixar o nome e telefone para lista de espera

Prefeitura de Areia Branca cria “Xepa da Criança” para evitar desperdício de doses da vacina contra Covid

Os pais podem ir ao Centro de Saúde e deixar o nome e telefone para lista de espera (Foto: Luciano Oliveira)

A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, começou nesta segunda-feira, 17, em Areia Branca. O intervalo entre as doses pediátricas da Pfizer será de oito semanas (cerca de 2 meses).

A Secretaria de Saúde também iniciou nesta segunda-feira, a Xepa da Criança.

Os pais de crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades que quiserem antecipar a vacinação dos seus filhos, pode procurar o Centro de Saúde José Nogueira de Melo e deixar o nome e telefone para lista de espera.

De acordo com a chefe do setor de Imunização, Lorena Ribeiro, ao final do dia, as doses abertas não utilizadas serão repassadas para as crianças da lista de espera para não ter desperdício dos frascos abertos não utilizados.

“Assim como fizemos com os idosos no início da vacinação, vamos adotar com as crianças. Ao final do dia verificamos a quantidade de doses que faltam ser utilizadas e entramos em contato com os pais da lista de espera para aplicar nos seus filhos”, explicou Lorena.

O frasco depois de aberto precisa ser totalmente utilizado com 12 horas, caso contrário perde a validade. Ou seja, não serve para utilizar no dia seguinte.

A dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes da dos adultos. O frasco da vacina para crianças também tem uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina.

A nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde informa que a ordem de prioridade na imunização seja primeiramente as crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades.

A Xepa da Criança está acontecendo no Centro de Saúde José Nogueira de Melo. Os pais que não quiserem participar da lista de espera, podem esperar o início da vacinação das crianças sem comorbidades e deficiência.

Documento

Os pais ou responsáveis precisam realizar o cadastro das crianças na plataforma RN+ Vacina. No dia da imunização é necessário apresentar o CPF, Certidão de Nascimento e o cartão de vacinas de rotina.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade