Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeitura de Areia Branca concede reajuste de 8,84% às categorias citadas em proposta enviada ao sindicato

02 (2)Luana Bruno se reuniu com assessores para tratar de questões voltadas para os servidores (Foto: Erivan Silva) 

Visando o fim do movimento grevista e o retorno imediato dos servidores participantes às suas atividades normais, a prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), autorizou um aumento real de salário no valor correspondente a 8,84%, reajuste que contempla os profissionais das categorias relacionadas na proposta enviada ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca e Grossos (Sinspumab).

A prefeita anunciou a concessão do reajuste durante reunião administrativa que aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, 30, com sua equipe econômica e assessoria jurídica.

No encontro, a governante lembrou que mesmo com o cenário de crise econômica em nível nacional que afetou diretamente o município, com a queda de repasses federais e estaduais, ocasionando um quadro de dificuldade cada dia mais preocupante, mesmo assim está empreendendo esforço para atender as categorias com um reajuste dentro da realidade financeira municipal.

De acordo com a proposta fechada na reunião, o reajuste será aplicado de forma escalonada, em duas vezes, sendo 4,42% já incorporado ao pagamento referente ao mês de agosto e outros 4,42% no pagamento de setembro deste ano, tendo como base de referência para cálculo dos dois reajustes o salário do mês de julho.

No encontro com assessores, a prefeita Luana Bruno disse que para conceder esse reajuste de 8,84% realizou várias análises com as equipes econômica e administrativa, concluindo que o percentual está no limite daquilo que a prefeitura pode disponibilizar no momento. Ela acrescentou que para honrar mais esse compromisso terá que conter gastos e promover ajustes na máquina administrativa. “Temos que lembrar a importância do equilíbrio financeiro, pois se formos dar o reajuste que realmente nossos servidores merecem, infelizmente não conseguiremos arcar com as despesas. Temos que ser prudentes e responsáveis”, disse.

Pauta

Outro ponto colocado na reunião, é que todas as reivindicações apresentadas pelo sindicato, na pauta de negociação, já foram atendidas ou estão em tramitação junto aos setores competentes, todas trabalhadas conforme os prazos, sem nenhum prejuízo para as categorias.

É o caso do item que trata da regulamentação da Guarda Municipal, apresentado pelo sindicato. Quando a prefeita convocou a categoria para tratar da regulamentação da atividade, implementou o pagamento de gratificação de periculosidade da ordem de 30% para aqueles que estão no exercício da função.

No tocante à educação, todos os itens citados na pauta reivindicatória da entidade sindical ou foram cumpridos ou estão com suas aplicações em andamento e dentro do prazo, como por exemplo: mudança de letras (aplicação em agosto), titulação (aplicação em outubro), regulamentação do Pró-Formação e monitores (aplicação em outubro), revisão do Plano do Magistério (finalizar revisão até o dia 1º de outubro), Plano de Cargos, Carreira e Salários de todas as categorias (o prazo vai até o mês de novembro para o projeto ser encaminhado à Câmara Municipal).

No encontro, foi exposto ainda, que mesmo com a dificuldade econômica enfrentada pelo país, estados e municípios o governo municipal tem a sensibilidade e preocupação em valorizar o salário dos servidores e proporcionar os reajustes anuais de salário mínimo e piso nacional dos profissionais do magistério. Além de manter o pagamento dos vencimentos do servidor em dia, dentro do calendário apresentado pela municipalidade.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade