Luciano Oliveira - [email protected]

A vacinação contra a dengue no município começou no dia 20 de fevereiro e esta é Selena Maria Custódio de Souza, 10 anos de idade, a primeira criança areia-branquense a tomar a vacina (Foto: Assessoria de Comunicação - PMAB)

Prefeitura de Areia Branca amplia vacinação contra a dengue para faixa etária de 6 a 16 anos

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 6 a 16 anos. Os pais das crianças ou os adolescentes devem procurar uma unidade de saúde próxima de casa para se vacinar.

A prefeitura seguiu determinação do Ministério da Saúde que orienta que os municípios potiguares que ainda possuírem doses da vacina contra a dengue que se vencem no próximo dia 30, poderão ampliar o seu público-alvo a partir desta quinta-feira, 18. A orientação emitida na noite de quarta-feira, 17, é de que a faixa etária atendida seja estendida para 6 a 16 anos.

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a decisão orientada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) a estratégia é temporária e apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de abril. Cada município terá de montar sua estratégia de vacinação a partir da orientação do Ministério.

A nota também aponta que, em caso de necessidade para evitar a perda de doses, a ampliação da faixa etária poderá ser até o limite especificado na bula da vacina, que é dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade. Todas as pessoas vacinadas nesse novo esquema terão sua segunda dose garantida.

O Rio Grande do Norte conta atualmente com 29 municípios aplicando o imunizante contra a dengue, após realizar neste mês a redistribuição a dez cidades de 7,2 mil doses desse lote que vence no fim do mês. No total, o Estado recebeu 45,1 mil doses e os municípios registraram no sistema do Ministério da Saúde, até a manhã desta quinta-feira, 25.836 doses aplicadas.

Escalada da dengue

O Brasil registrou 3.289.639 casos prováveis de dengue e 1.385 óbitos pela doença somente em 2024. Tanto o número de casos quanto de mortes já é o maior desde o ano 2000, de acordo com a série histórica do Ministério da Saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade