Prefeitura de Areia Branca alerta que pessoas com sintomas gripais devem procurar as unidades de saúde

O hospital da cidade tem registrado aumento de pessoas com sintomas de gripe (Foto: Luciano Oliveira)

O Rio Grande do Norte, assim como vários estados do Brasil, está passando por um surto de uma doença com sintomas gripais entre pacientes negativos para Covid.

Devido ao surto, os hospitais estão lotados, o que acontece também no Hospital Municipal Sara Kubitschek de Areia Branca,

Diante desse quadro preocupante a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Saúde, recomenda que em caso de sintomas leves a pessoa deve procurar uma unidade de saúde mais próxima.

A prefeitura divulgou um alerta contendo uma série de orientações, que os areia-branquenses devem levar em consideração. Por exemplo, em caso de falta de ar, dor no peito, febre alta e persistente, vômitos e diarréia constantes, procurar o hospital imediatamente.

A nota lembra ainda, que este é um surto que não deve durar muito tempo, mas é imprescindível a manutenção dos mesmos cuidados em relação à Covid-19, já que os sintomas (da Covid e da gripe) são parecidos:

• Usar máscara;

• Praticar o distanciamento social ao máximo;

• Lavar as mãos/usar álcool na higienização com frequência;

• E principalmente manter a vacinação em dia contra a influenza e completar o esquema vacinal contra a Covid-19.

A cepa H3N2 é de alta transmissibilidade, mas a vacina contra gripe previne contra os casos graves.

Estudos e notas orientam que não há mais necessidade da diferença de 14 dias entre a dose contra Covid e contra Influenza. Pode ser tomada até no mesmo dia. Pessoas acima de seis meses já podem se vacinar contra a gripe. A dose tem validade de um ano.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *