Prefeitos de Porto do Mangue e Serra do Mel lutam pela liberação de poço para melhorar o abastecimento em seus municípios

TITICO, VALMIR ALVES E FABINHO, REUNIÃO NO INCRA“Titico”, (Porto do Mangue), Valmir Alves (Incra) e “Fábinho” (Serra do Mel) discutiram cessão do poço

A luta pela melhoria do abastecimento de água nos municípios de Porto do Mangue e Serra do Mel continua sendo travada pelos prefeitos Francisco Gomes Batista, “Titico” (PMDB), e Fábio Bezerra de Oliveira, “Fabinho” (PMDB), respectivamente. Eles adotaram atuar em conjunto em defesa do pleito que é uma reivindicação respaldada pela população das duas cidades.

Os prefeitos em questão já bateram à porta de praticamente todos os órgãos relacionados ao assunto. Por último, recentemente, eles estiveram no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (Incra), em Natal, onde estiveram reunidos com o superintendente do órgão, Valmir Alves.

Na reunião, os governantes trataram da liberação do poço Ban-1, ou “Poço de Lula”, localizado no município de Carnaubais, que tem esse nome por ter sido inaugurado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006.

Durante o encontro com Valmir Alves, os prefeitos “Titico” e “Fabinho” fizeram uma exposição de motivos para o Incra liberar o Ban-1, afirmando que o poço tem capacidade para abastecer uma boa parcela da população das duas cidades.

Foi colocado ainda que o poço tem capacidade para abastecer por um longo período as cidades de Porto do Mangue, Serra do Mel e também Carnaubais, já que atualmente apenas algumas áreas de assentamento desta última utilizam a água do Ban-1.

Parceria poderá agilizar ativação de serviço

Como resultado concreto da reunião realizada na sede do Incra em Natal, ficou acertado que será firmada uma parceria envolvendo o Incra, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Petrobras.

No início de junho passado, houve uma ampla reunião com a presença dos prefeitos de Porto do Mangue, “Titico”; Serra do Mel, “Fabinho”; Carnaubais, Luiz Cavalcante (PSB); os diretores dos escritórios da Caern em Assú e Mossoró, Antônio de Pádua e Neilton Barreto, respectivamente, onde o tema tratado foi o abastecimento por parte da companhia estatal para os municípios citados.

Naquela oportunidade a Caern se comprometeu que irá assumir os custos com o funcionamento do poço e expandir o abastecimento para os municípios de Serra do Mel e Porto do Mangue. O próximo passo seria essa reunião em Natal, com o Incra, para tratar da parceria.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *