Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeito de Tibau presta contas das ações realizadas no período e anuncia investimentos em 2015

0 naldi“Naldinho” fez prestação de contas do seu governo durante leitura da mensagem anual, na Câmara

A leitura da mensagem anual do Executivo feita nesta quinta-feira, 19, às 9h30, pelo prefeito Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho” (PSD), abriu os trabalhos legislativos referentes a 2015 na Câmara Municipal. Durante a sessão solene o gestor fez um balanço dos primeiros dois anos de gestão, além de adiantar projetos e obras agendadas para este ano.

Na tribuna, perante os vereadores, servidores públicos e auxiliares, bem como o público em geral que compareceu em grande número à sessão solene, o prefeito “Naldinho” iniciou a leitura afirmando que na primeira fase da atual administração, a principal tarefa era conseguir ficar de pé, obter o equilíbrio, resgatar a confiança e mexer com a autoestima do povo tibauense. “O passo seguinte foi garantir o mínimo de condições de funcionamento da municipalidade e dos serviços públicos”, destacou “Naldinho”.

Segundo ele, sua administração conseguiu tirar Tibau da inadimplência que se arrastava há anos, além de assegurar dignidade aos servidores públicos, mantendo em dia o pagamento da folha de pessoal e fornecedores, algo raro nos mais de 5.500 municípios brasileiros.

O gestor apresentou um resumo de realizações do seu governo, como a implantação do laboratório de prótese dentária (com produção de dezenas de peças/mês) e transformação da Unidade Básica de Saúde da Gangorra em Unidade Escola, em convênio com a Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), recebendo médicos, professores, doutores e estudantes de Medicina.

“Compramos uma ambulância e abrimos licitação para aquisição de outra nas próximas semanas. Foram adquiridos tabletes e câmeras fotográficas para todos os agentes comunitários de saúde, tornando seu trabalho mais ágil e com reforço de base documental. Informatizamos todo o serviço de saúde pública do município. Além disso, equipe dessa pasta estará em São Paulo (SP) conhecendo o sistema digital da Secretaria de Saúde de São Paulo, para tomar ciência de avanços e aspectos técnicos que possam ser utilizados em Tibau”, acrescentou.

O prefeito “Naldinho” destacou ainda, a implantação do Serviço de Vigilância Sanitária e aquisição de duas motos para o mesmo setor. Também foram comprados equipamentos e instalados no Serviço de Vigilância Epidemiológica, ale, da instalação da Ouvidoria e Auditoria da Saúde Pública Municipal.

006

“Naldinho” ladeado pelos vereadores tibauenses durante a sessão solene

Computadores, impressora, condicionador de ar e equipamentos acessórios foram comprados para o programa “Qualifar SUS”, dando significativo suporte à Farmácia Básica do Município. “Triplicamos a compra de medicamentos e material médico-hospitalar, licitamos duas clínicas para realização de exames especializados e dobramos o número de profissionais médicos no hospital, como também PSF e Ambulatório”, citou.

Para 2015, “Naldinho” apontou as prioridades de sua gestão, como a inauguração do Centro Administrativo ainda neste primeiro semestre, empreendimento que vai possibilitar melhor estrutura, economia e funcionalidade ao serviço público municipal. “Tibau também vai testemunhar a conclusão da primeira etapa de urbanização da Praia das Emanuelas, com recursos próprios”, afirmou.

“Vamos avançar no atendimento a exigências legais e requisitos técnicos, que possibilitem o município a unir progresso com sustentabilidade, respeitando a natureza e suas belezas naturais”, acrescentou no texto.

“Naldinho” destacou ainda, na leitura da sua mensagem, que:

· Contrataremos uma equipe multidisciplinar com engenheiros, ambientalistas, arquitetos e outros profissionais, para elaboração do Projeto de Urbanização da Orla Marítima, tendo à frente o renomado arquiteto Eduardo Falcão. Esse profissional trabalhou nos mais importantes projetos de urbanização e modernização de equipamentos públicos em Mossoró. Reside em Tibau e certamente será um diferencial sua paixão por nossa terra.

· Faremos a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde, permitindo que Tibau tenha agora duas equipes do Programa Saúde da Família, atendendo à população em unidades distintas.

· Há definido para este ano, outra novidade: vamos ter lançamento e promoção de um Calendário de Eventos e Cultura, para tornar Tibau um destino turístico permanente, e não apenas concentrado no período de veraneio.

· Trabalharemos em parceria com a iniciativa privada e convênios com Estado e Governo Federal, para que através desse Calendário de Eventos e Cultura possamos aumentar o meio circulante (estimulando emprego e renda) e vendermos a “marca” Tibau.

004

Vereadores e populares acompanharam atentos a leitura da mensagem

· Vamos equipar e instalar poço na comunidade de Lagoa de Salsa, além de instalarmos poço no Assentamento Vila Nova.

· Temos como meta a construção de Ginásio Poliesportivo e viabilização de espaço físico para construção de Estádio de Futebol no Jardim de Alícia.

· Faremos considerável melhoria no sistema viário, dando continuidade a um programa de pavimentação que tem mudado a face de Tibau. É o caso da construção de dois desvios para facilitar o fluxo do trânsito.

· Essas obras vão melhorar sensivelmente o tráfego de veículos que se deslocam do Ceará e os que se dirigem às nossas praias.

· Com especial atenção, o nosso governo prepara o lançamento de um programa que une educação e assistência social. É algo que estamos tratando com enorme carinho, tamanha sua profundidade social.

· Essa iniciativa será de suplementação alimentar. Permitirá que o nosso alunado tenha reforço alimentar mesmo nos finais de semana. Essa alimentação terá alto valor proteico e deverá também contemplar famílias inseridas no Bolsa Família.

· Outro projeto importante será o Programa Municipal Família Acolhedora, que permitirá a remuneração a famílias que acolham uma criança órfã. Assim, a gente atende a esse menor sem perspectiva e damos um reforço à família que transforma a vida de uma criança.

· No campo habitacional, a Prefeitura de Tibau vai construir pelo menos 100 casas populares com recursos próprios.

· Já na comunidade de Gado Bravo, a presença da Prefeitura de Tibau será marcante, com três empreendimentos que vão mudar a realidade das pessoas que vivem na área. Faremos uma escola, uma unidade de saúde e uma quadra de esportes.

· Estudos estão praticamente concluídos para reforma das praças de Santa Terezinha e da Igreja Católica. São duas obras muito esperadas pela população.

· Faremos reforma do Cemitério de Tibau e Gangorra.

· Ainda para Gangorra, teremos a pavimentação de ruas e construção de uma quadra de esportes. Esses, a propósitos, são pedidos que ouvimos durante a realização do programa “A prefeitura está aqui”, na comunidade.

· Está em formatação projeto de criação de Hospital de pequeno porte, que deverá transformar a estrutura de Saúde Pública no município.

· Está em fase de conclusão a reforma e ampliação do S.O.S, e meios assegurados para mesmos serviços no PSF Maria Irismar Nolasco e Unidade Básica de Saúde da Gangorra.

Fotos: Cedidas / Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade