Luciano Oliveira - [email protected]

Francisco José Júnior e comitiva durante visita ao parque

Prefeito de Mossoró visita o Parque Nacional de Furna Feia e destaca potencial turístico do local

Francisco José Júnior e comitiva durante visita ao parque
Francisco José Júnior e comitiva durante visita ao parque

Acompanhado por uma comitiva, o prefeito Francisco José Júnior (PSD) visitou, na manhã de sexta-feira, 18, o Parque Nacional da Furna Feia, que abrange uma área de 8.500 hectares, compreendendo parte dos territórios de Mossoró e Baraúna. São 205 cavernas já oficializadas, 100 espécies de plantas e de aves catalogadas em um cenário ideal para quem aprecia as belezas da natureza e busca por aventura.

Durante a visita, coordenada pelo chefe do parque nacional, Leonardo Brasil, a comitiva adentrou a Caverna da Furna Feia, a maior do local e que também dá nome ao parque. A Caverna da Furna Feia é a maior do Rio Grande do Norte em volume e a segunda em extensão.

“Com seus 894 metros distribuídos em três níveis, a Caverna da Furna Feia possui salões com mais de vinte metros de altura e diversas formações geológicas, com espeleotemas (estalactites, estalagmites, couves-flores e travertinos) e pedras em formatos curiosos, como a pedra cabeça de tubarão”, explicou Leonardo.

A caverna também possui diversos animais, como mais de 12 espécies de morcego, invertebrados como os amblipígeos (parentes das aranhas), corujas e outras espécies.

“O Furna Feia é o parque nacional com o maior número de cavernas protegidas e possui o maior fragmento de caatinga preservada do RN. Fiquei encantado e muito feliz por essa visita. É um local que revela a exuberância da natureza e que precisa ser conhecido e preservado pela população”, declarou o prefeito.

Parceria

Parque possui 850 cavernas
Parque possui 205 cavernas já oficializada

A visita ao Parque Nacional da Furna Feia foi acertada no último dia 10 novembro, quando a Prefeitura de Mossoró e Instituto Chico Mendes (ICMBio) firmaram um Acordo de Cooperação para viabilizar a implementação da gestão do parque. O acordo institucionalizou e ampliou a parceria do Poder Executivo Municipal com o instituto e prevê cooperação mútua.

A prefeitura disponibilizará a Guarda Municipal, por meio do Pelotão Ambiental, para ações de monitoramento e controle; atuará na manutenção da estrutura física; e cederá um servidor, que auxiliará nos trabalhos do Parque Nacional da Furna Feia. O parque, por exemplo, dará suporte ao Executivo em análises técnicas de processos e atuará em ações de educação ambiental voltadas à rede municipal de ensino.

“Essa parceria da Prefeitura com o ICMBio é de grande importância, pois permitirá ao Parque Nacional da Furna Feia contar com um reforço de equipe e com apoio nas ações de implementação do parque. Para a região de Mossoró e Baraúna, a futura abertura do parque à visitação irá trazer um incremento importante ao turismo dessas cidades, com a oferta de uma série de novos atrativos turísticos, como a Caverna da Furna Feia, que o prefeito conheceu hoje”, destacou Leonardo Brasil.

Prefeito disse que o parque é um É um local que revela a exuberância da natureza
Prefeito disse que o parque é um  local que revela a exuberância da natureza

Questionado sobre se há uma previsão para a abertura a visitação, o chefe do parque salientou: “Não há previsão para abertura ampla à visitação do Parque, mas temos um planejamento de, no segundo semestre do ano que vem, iniciarmos um projeto piloto de turismo, o que permitirá a realização da visitas por pequenos grupos em pontos específicos do parque. Assim, vamos analisar a receptividade dos turistas aos atrativos e monitorar os possíveis impactos causados por essa visitação”.

Fotos: Raul Pereira/PMM

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade