Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeita recebeu sindicalistas que apresentaram pauta reivindicatória da categoria dos servidores; encontro foi considerado positivo

LUANA BRUNO SE REÚNE COM SINDICATOLuana Bruno e sindicalistas tiveram a primeira reunião, ontem (Foto/Reprodução: Portal Costa Branca)

Uma reunião positiva. Foi como as representações da prefeitura e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca (Sinspumab) avaliaram o encontro realizado na manhã de ontem, 9, para tratar de questões relacionadas à categoria. Um dos assuntos em pauta foi a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Magistério.

A reunião aconteceu no gabinete da prefeita Luana Bruno (PMDB), sendo que além dela a gestão estava representada pelo controlador do município, José Bruno Filho e pelos secretários Vicente Faustino Filho (Educação), Casimiro Neto (Administração) e Lauro Vale (Gabinete Civil).

O presidente do sindicato, José Pedro Neto, que estava acompanhado por membros da diretoria da entidade, fez uma explanação da pauta reivindicatória reservada para o momento, contendo todos os itens que seriam discutidos.

Foram discutidas a questão do piso nacional dos professores e a implantação do PCCS do magistério, além do sindicato reivindicar a efetivação de um terço de hora de atividade dos professores nos termos da Lei 11738, que determina que um terço da jornada será destinado à preparação de aulas e demais atividades fora da sala de aula.

Um assunto novo, no encontro, tratado de maneira preliminar pela prefeita Luana Bruno e pelos sindicalistas, foi a implantação do sistema de previdência própria no âmbito da municipalidade. Mas devido a sua complexidade, o assunto ficou para ser discutido numa outra oportunidade, numa reunião específica.

Além do Sindicato dos Servidores, a reunião com a prefeita contou ainda com a participação de uma representação da Guarda Municipal, que reivindicou à gestora a incorporação aos seus vencimentos, dos benefícios advindos da Lei 5452 de 1º de maio de 1943, sancionada agora, que concede adicional de até 30% de insalubridade e de periculosidade sobre os vencimentos dos servidores que exercem atividades que caracterizam riscos à sua saúde.

Após ouvir as reivindicações dos guardas, a prefeita Luana Bruno explicou que a Guarda Municipal está passando por um processo de reorganização e ela quer o sindicato acompanhando as mudanças que pretende introduzir no setor para que possa colocar em prática a sua política de valorização da categoria.

O sindicalista Pedro Neto considerou importante o fato de a gestora ter antecipado que já foi formada uma comissão para reformular o piso salarial da educação, com participação do município, sindicato e professores. Ficou acertado que na primeira terça-feira do mês de maio, dia 7, haverá uma reunião para tratar do assunto.

Numa análise mais ampla da reunião de ontem, o sindicalista Pedro Neto, que faz parte da executiva da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (Fetam/RN), disse que saiu satisfeito do encontro, pois a prefeita mostrou interesse pelas questões apresentadas pelo sindicato, de forma que acredita em avanços no diálogo com o governo municipal e que isso possibilite melhorias para os servidores do município.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade