Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeita Iraneide Rebouças ao lado do esposo José Alfredo. secretário Dario Lima e o capitão-tenente Elcimar Machado da Silva

Prefeita participa de cerimônia comemorativa dos 104 anos da Capitania dos Portos em Areia Branca

Prefeita Iraneide Rebouças ladeada pelo esposo José Alfredo, secretário Dario Lima e o capitão-tenente Elcimar Machado

A prefeita Iraneide Rebouças (PSDB), acompanhada do secretário de Serviços Públicos, Urbanismo e Obras, José Alfredo Rebouças, e do secretário do Gabinete Civil, Dario Lima, a convite do capitão-tenente Elcimar Machado da Silva, participou na manhã desta sexta-feira, 18, da cerimônia comemorativa do 104º aniversário da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca.

Durante a solenidade, o sub-oficial Sales foi homenageado pelos relevantes trabalhos prestados junto a Marinha do Brasil. “Que sirva de exemplo para os demais oficiais que atuam em nosso município. Parabenizo o oficial e a sua esposa, Fernanda. Ao lado de um grande homem, tem sempre uma grande mulher”, disse a prefeita.

Ainda na cerimônia, Iraneide Rebouças afirmou ser uma satisfação participar desse momento importante para Areia Branca que possui 42 km de orla marítima. “Nosso município é marítimo e a Marinha é fundamental para oferecer segurança no mar, sabemos do trabalho árduo de disciplina, ordem, organização que reflete em nossa cidade”, destacou a prefeita.

História 

A Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca (AgaBranca) foi criada pelo Decreto nº 12.886, de 20 de fevereiro de 1918, inicialmente com a denominação de “Agência da Capitania dos Portos em Mossoró” e, somente em 1927, passou a ser denominada de Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, em razão da emancipação deste município, anteriormente distrito de Mossoró.

Sua área de jurisdição abrange 57 municípios do Estado do Rio Grande do Norte, na área compreendida como “Cabeça do Elefante”, região de grande diversidade hídrica, incluindo muitas praias, barragens, açudes e rios.

Vale ressaltar a grande importância do mar para a economia do Estado, destacando-se a pesca, a aquicultura, a produção de petróleo e gás natural, energias renováveis e com grande destaque a produção de sal, pelas inúmeras salinas, que movimentam cerca de 95% da produção nacional brasileira, escoada por meio do Terminal Salineiro de Areia Branca.

A Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca é subordinada à Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte. (Com informações acervo/arquivo da Marinha do Brasil). 

Confira registro fotográfico da solenidade desta sexta, no pátio da Capitania dos Portos local.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade