Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeita Iraneide afirma que suspensão do serviço gera grande prejuízo para o município e a região (Foto: Reprodução)

Prefeita oficializa pedido de retorno da perícia médica para Areia Branca

Prefeita Iraneide afirma que suspensão do serviço gera prejuízo para o município e a região (Foto: Reprodução)

Preocupada com o prejuízo causado a milhares de pessoas, a prefeita Iraneide Rebouças (PSD) formalizou, por meio de ofício, pedido para manutenção do serviço de perícia médica na Agência da Previdência Social (APS) de Areia Branca. A decisão foi tomada a partir da confirmação de que esse serviço foi transferido para agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Mossoró e Assu.

Na terça-feira, 21, por meio do seu gabinete a prefeita Iraneide encaminhou ofício ao gerente da APS de Areia Branca, Edvaldo Ferreira de Melo, solicitando o retorno da perícia médica para o município. Cópias do documento foram enviadas ao Gerente Executivo da Previdência Social em Mossoró e Superintendência Regional Nordeste/Dirsat.

No documento, a prefeita cita que além de Areia Branca, a população de Grossos, Tibau, Porto do Mangue e Serra do Mel foi penalizada com a suspensão do serviço, que agora para realizar perícias médicas tem que se deslocar para Mossoró ou Assu, arcando com custos indevidos de deslocamento e alimentação, além dos riscos inerentes ao uso de transporte para poder ter acesso ao procedimento.

Conforme ainda o ofício, essas cidades juntas totalizam mais de 60 mil habitantes. Valendo ressaltar que o INSS local dispõe de dois peritos lotados, bem como residentes no próprio município.

A prefeita destaca, no ofício, a capacidade de atendimento da APS local, registrando 34 perícias diárias, 170 perícias semanais e 720 perícias mensais. “(…) outro fator determinante para continuidade das perícias nesta cidade, refere-se à atividade salineira, petrolífera, marítima e de energia limpa, com labor em área insalubre, penosa ou perigosa, sempre existindo agendamento com lotação máxima para mais de 15 dias”, relata no documento.

A prefeita Iraneide conclui o documento ressaltando a necessidade que seja determinado o reinício das atividades periciais e consequente retorno dos serviços previdenciários de abrangência de uma agência tipo 2, como a de Areia Branca, “atendendo assim aos anseios e necessidades de toda a população de usuários da Previdência Social, fator de importância para a economia da nossa região”, finaliza.

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade