Na sua gestão a prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) realizou o resgate da cultura areia-branquense, criando um arrojado calendário de eventos, onde se destacam festas tradicionais como Carnaval (com os arrastões no circuito praia-centro), o São João, a Festa de Agosto, festa de padroeiros, o KiteFest, o Festival do Atum, o Festival da Emancipação, o Réveillon, dentre outros.
Na continuidade da gestão, a prefeita Iraneide Rebouças propõe mais investimentos para ampliar as atividades culturais na cidade, como criar novos espaços para práticas culturais, incentivar a formação de grupos de teatro e bandas nas escolas, produção literária e produção cinematográfica.
Um dos compromissos da gestão, é continuar com os eventos culturais existentes, dar mais suporte aos grupos culturais específicos e incentivar novas iniciativas culturais. A prefeita afirma ainda, que continuará resgatando a cultura areia-branquense, estabelecendo parcerias com grupos culturais e as escolas públicas e incentivar a outras produções culturais.
Uma das propostas já encaminhada e que pretende colocar em prática no seu segundo mandato, juntamente com as ações elencadas, é o “Projeto a Escola é Sua” na qual será ofertado o uso das escolas nos finais de semana para atividades culturais, esportivas e de apoio a ONGs locais, grupos culturais e de esporte.
Prefeita Iraneide com o cantor baiano Tatau (Araketu), um dos destaques do Carnaval 2020 em Areia Branca (Foto: Arquivo/PMM)
Outro resgate promovido pela prefeita será o “Festival Municipal de Teatro”, com o qual pretende incentivar a criação e manutenção de grupos de teatro na cidade e prover intercâmbio cultural com grupos artísticos da região. E também criar o “Circuito Areia-branquense de Teatro Escolar”, resgatando os grupos de teatro nas escolas da rede municipal de educação e fortalecendo o currículo escolar com práticas teatrais e artístico-culturais.
Fortalecer o Projeto “No Escurinho do Cinema” nas escolas da rede municipal de educação; Criar o Núcleo Areia-branquense de Cinema em parceria com empresas e produtores locais por meio de oficinas de formação e profissionalização, incentivo financeiro e cultural à produção cinematográfica por meio de editais, prêmios, chamadas públicas; Criar o “Curta Areia Branca – Festival de Cinema na Praia” com a realização de mostra cinematográfica de produtores locais e regionais na Praia de Upanema.
A cultura ainda ganhará reforço com o fortalecimento do Festival de Dança na Terra dos Navegantes com a promoção de atividades de formação como oficinas, workshops, mostras, pesquisas, dentre outros; Resgatar ou reestruturar projetos e programas culturais como a Banda Municipal Mirabeaux Dantas, o Grupo de Cordas Tico da Costa, o Grupo Municipal de Teatro, o Ballet Municipal, o Grupo Rouxinol, e outros.