Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeita Luana Bruno solicita vinda do Programa Justiça e Escola durante apresentação da iniciativa

0 LUANA HOJE 2Luana Bruno (calça verde) durante apresentação da iniciativa pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra (à esq.) 

O Poder Judiciário potiguar, por meio do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (Naps), deu mais um passo na direção de ampliar as ações do Programa Justiça e Escola, que é realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) desde 2007.

A iniciativa foi apresentada para prefeitos de várias cidades do RN, dentre elas, Areia Branca, Currais Novos, Apodi, Touros e Olho D´água dos Borges. Os prefeitos conheceram os investimentos e a metodologia desenvolvidas no próprio ambiente escolar e que visa promover uma consciência cidadã não apenas entre alunos e professores, mas em toda a comunidade.

Na oportunidade, a prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB) solicitou ao TJRN a instalação do projeto no município. A gestora estava acompanhada de uma comitiva composta por secretários e gerentes da administração municipal.

“Os representantes do Ministério da Educação, na intenção de conhecerem o Justiça e Escola, escolheram o RN e, após visitarem várias outras ações, para nossa grata surpresa, atestaram que a metodologia é melhor aplicada nos municípios potiguares”, ressalta a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do Naps.

O programa Justiça e Escola utiliza a metodologia “O Caráter Conta”, que busca trabalhar a formação ética de crianças e adolescentes nas escolas através de seis pilares fundamentais: cidadania, responsabilidade, respeito, sinceridade, senso de justiça e zelo.

0 LUANA HOJE 3  0kComitiva de Areia Branca e prefeitos da região com os representantes do TJRN 

“Trata-se de um efeito dominó. Os valores são replicados pelos professores entre os alunos, os quais, por sua vez, replicam na comunidade onde vivem”, completa a desembargadora, ao destacar a busca do Judiciário potiguar por uma maior proximidade com a população, por meio de seus programas e projetos sociais. “A cidadania é o que temos posto desde 2007, mostrando que um poder absolutamente afastado tem sim mudado e que tem sim esse viés de assistência educacional, que é um dos pontos fortes do Justiça e Escola”, enfatiza.

O programa já chegou a 24 municípios nas diversas microrregiões do RN, com mais de cinco mil educadores formados, replicando e reconstruindo os conceitos éticos.

O coordenador executivo do programa, o juiz Undário Andrade, falou dos primórdios da atuação do TJRN junto às escolas até a formatação do programa Justiça e Escola. Para o magistrado, o programa Justiça e Escola é uma ferramenta que permite ir além de ações pontuais de cidadania, estabelecendo uma prática, que comece desde cedo entre estudantes. (Com informações do TJRN).

Fotos: Cedidas

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade