“A educação também é nossa prioridade. Não só prioridade de gestão, mas prioridade de Areia Branca, porque não existe desenvolvimento que não esteja alicerçado nos bancos escolares”. A declaração foi feita pela prefeita Iraneide Rebouças (PSD) ao afirmar que seu governo está dando um salto de tecnologia na gestão das escolas e na sala de aula, como nunca visto.
Conforme a prefeita Iraneide, a gestão adotou o que há de mais moderno nas tecnologias aplicadas ao ensino, como o aplicativo de agendamento de atividades e o diário de classe eletrônico. “Além de melhorar e modernizar o trabalho dos educadores com maior controle sobre a qualidade do ensino, da frequência e rendimento dos alunos, estamos elevando as nossas escolas para o lugar onde elas devem estar sempre: na vanguarda do conhecimento, da inovação, sendo referência e dando exemplo, não ficando para trás no processo de transformação digital que tanto tem mudado as coisas nos tempos atuais”, reforça a governante.
Para garantir boas condições de ensino e aprendizagem, foram feitos reparos em escolas que tinham problemas estruturais, como as escolas municipais Professora Geralda Cruz, Valdecir Nunes, Centro de Educação Infantil – CEI Luiz Breno, e na zona rural as melhorias foram na Escola Gentil Fernandes (Redonda), Escola do Canto do Amaro (na comunidade do mesmo nome), Escola Francisco da Borja e o CEI São Sebastião, em Ponta do Mel.
Outro avanço na educação, foi a inclusão de duas escolas numa ação que vem dando excelentes resultados entre os jovens, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). São as escolas municipais Aluízio Alves e Valdecir Nunes, ambas na zona urbana.
Durante todo o ano letivo foi mantida a parceria com a Secretaria de Saúde para as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) em toda a rede municipal e estadual de ensino.
Outro programa, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), foi Justiça e Escola que aconteceu na Escola Municipal Professora Geralda Cruz, durante três dias, quando foram capacitados 180 profissionais da Educação. Esses profissionais estão aptos a conscientizar alunos e suas famílias sobre seus direitos e deveres.
Presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, prefeita Iraneide Rebouças e seu esposo, Dr. José Alfredo, durante o Programa Justiça e Escola em Areia Branca (Foto: Assessoria de Comunicação – PMAB)
A prefeita Iraneide destaca ainda, que “participamos das Olimpíadas de Língua Portuguesa, concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, uma iniciativa do Ministério da Educação. Promovemos a formação Setembro Amarelo, quando professores, diretores, supervisores e profissionais da educação se capacitaram sobre o tema do suicídio, para auxiliar no combate a este problema infelizmente tão comum entre os jovens”.
A gestão desenvolveu ainda, outras ações educativas e de integração, como a Semana do Bebê, projeto sobre a Consciência Negra e diversos cursos de formação, como a Formação sobre Deficiência Visual e a Formação sobre Inclusão na Fundação de Cultura.
Em 2019, vale salientar que algumas medidas de reorganização foram necessárias antes do início do ano letivo, como a disposição dos profissionais da educação de acordo com sua formação acadêmica e outras medidas, sempre mantendo o diálogo com todos os segmentos da educação e, por parte das escolas, mantendo também esse diálogo com as famílias dos alunos, uma parceria fundamental para o sucesso das ações governamentais e que a prefeita Iraneide está mantendo em 2020.
Para se ter uma ideia dos cuidados da gestão com o setor, foram investidos na educação municipal no ano passado, 38,63% dos recursos do município, quando a lei estima o percentual de 25%.
“Ainda ligada à Secretaria de Educação, nossa Gerência de Esporte promoveu inúmeras competições esportivas divulgando o esporte como uma ferramenta de inclusão social e de qualidade de vida. Muitos foram os desafios enfrentados para que as atividades acontecessem de forma produtiva, visto que trabalhar com o esporte é desafiador e requer muita dedicação para que esteja cada dia mais presente na vida dos areia-branquenses”, finaliza a prefeita Iraneide.