Prefeita Iraneide Rebouças solicita oxigênio e mais vacinas para Areia Branca

A prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) usou as redes sociais neste domingo, 21, para anunciar que solicitou ao secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, oxigênio e mais vacinas contra a Covid-19 para Areia Branca. “Ele ( Cipriano Maia) ficou de atender ao nosso pleito o mais breve possível”, informou.
Conforme a prefeita Iraneide Rebouças, a Secretaria de Saúde do município já havia enviado para o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) os dados a respeito de situação local, “o que deve possibilitar uma atenção mais rápida do Governo do Rio Grande do Norte”.
A prefeita informou ainda, que “o domingo foi de muito trabalho e confiança em Deus que vamos superar essa batalha”, postou a gestora em suas redes sociais.
Ao solicitar cilindros adicionais de oxigênio para Areia Branca, a prefeita Iraneide Rebouças revela preocupação com a situação atual em todo o país, onde a demanda por oxigênio medicinal tem sido tão alta que os fornecedores não estão conseguindo cumprir contratos.
No Rio Grande do Norte o governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), adotou algumas medidas para solucionar o abastecimento. Uma delas, foi uma ação ajuizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que a White Martins, fornecedora contratada pelo Estado, para que seja ampliado em 25% o fornecimento de oxigênio, a fim de que possa ser repassado aos municípios. Além disso, em reunião com Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), ficou encaminhado que o RN receberá 160 cilindros nos próximos dias, buscando ampliar esse número em seguida, além do envio de concentradores de oxigênio e a requisição de usinas.
Em contato com o Ministério da Saúde, na tarde deste sábado, 20, a governadora Fátima Bezerra (PT) obteve a garantia do general Ubaldo que serão encaminhados 160 cilindros ao RN até a próxima quarta-feira, 24.
A chefe do Executivo estadual anunciou, ainda durante a reunião, a previsão da chegada de 85 concentradores de oxigênio neste domingo para auxiliar o atendimento de pacientes com Covid-19. Esses equipamentos serão doados pelo Governo do Amazonas, em iniciativa denominada Operação Gratidão, que faz referência ao apoio recebido de outros estados durante o colapso do sistema de saúde.
Levantamento do Cosems-RN, demandado pela Sesap, constatou que 46 municípios necessitam hoje de cilindros adicionais para sustentar a demanda com o aumento das internações.