A prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) realizou uma homenagem a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Zeneide Bezerra, após a roda de conversa sobre combate à violência doméstica durante o Pôr do Sol Lilás, na campanha Agosto Lilás.
Antes de iniciar o evento, as juízas Fátima Soares, da Vara da da Família de Natal, e Luara Rosado, diretora do Foro de Areia Branca, além da consultora Legislativa do Município, Mariana Nogueira, apreciaram o pôr de Sol de Areia Branca, na Praça do Pescador, junto com a desembargadora que se emocionou com o espetáculo natural ao lado da prefeita e do seu esposo, José Alfredo Rebouças.
A desembargadora se aposenta neste mês de setembro, depois de 44 anos de magistratura onde foi presidente e corregedora do Tribunal Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Corregedora Geral de Justiça, vice-presidente do TJRN, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Eleitorais do Brasil, além de vários outros importantes cargos e feitos que a fizeram colecionar diversas honrarias de renomadas instituições.
A menina de origem humilde, que adolescente, ao final de cada dia de estudo, escrevia e dizia para si mesma “hei de vencer”, venceu na determinação de fazer, na gratidão e na fé. Venceu o preconceito, venceu os obstáculos, venceu todas as vezes que transformou sonhos, seus e de outros, em realidade.
A magistrada lançou sua biografia autorizada que revela sua história de superação e luta, no Teatro Alberto Maranhão, no dia 14 de agosto passado. “Hei de Vencer” sintetiza a história da mulher que pautou sua vida profissional indo além da atividade-fim, sendo, constantemente, uma ponte entre o povo e a Justiça.
A trajetória vitoriosa da filha de Seu Nilo e de Dona Estefânia foi tema de um poema apresentado por Márcio Rebouças, diretor de Controle e Licitações da Prefeitura de Areia Branca. A sua biografia autorizada foi pesquisada e escrita pelas jornalistas Francineide Damasceno e Glacia Marillac, com prefácio do escritor Diógenes da Cunha Lima e apresentação da ministra Eliana Calmon, além de uma poética participação do magistrado Fabio Wellington Ataíde Alves.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca