Prefeita de Areia Branca e secretários participam de assinatura de convênios entre Funasa e municípios do RN

IMG_4542

Henrique Alves discursou para dezenas de prefeitos presentes

Uma comitiva de Areia Branca, formada pela prefeita Luana Bruno (PMDB) e os secretários José Bruno Filho (Saúde), Verônica Campos Pedrosa (Assistência Social) e Cleodon Bezerra (Serviços Públicos) participou da solenidade de assinatura de convênios entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e 24 municípios do Rio Grande do Norte. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, 19, no município de Olho D’água do Borges, região Oeste do Estado.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) participou da solenidade ao lado da presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, e do deputado federal João Maia (PR). Na oportunidade, o presidente da Câmara dos Deputados discursou para dezenas de prefeitos presentes. A maioria deles assinou convênios para implantação de sistemas de abastecimentos d’água e de esgotamento sanitário, cujos recursos totalizam R$ 97,7 milhões.

Henrique Alves falou sobre a importância dos convênios federais para as cidades que hoje vivem basicamente do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Só de desoneração nos últimos anos, foram R$ 77 bilhões que os municípios deixaram de ganhar”, lamentou.

IMG_4593

Gestores de 24 municípos participaram do ato de assinatura de convênios com a Funasa

Ele fez questão de dizer que ali havia prefeitos de todos os partidos e defendeu a união política em prol dos investimentos federais para o Rio Grande do Norte. “É preciso tratar a política com diálogo, sem radicalismo”, disse.

O deputado aproveitou para dizer que vai priorizar na Câmara dos Deputados a análise da PEC que prevê o aumento de 2% no FPM e garantiu que tentará a aprovação da proposta já no mês de junho.

João Maia, designado para presidir a comissão especial da proposta, assegurou que vai acelerar o debate. Wilma de Faria também observou a importância da PEC para tirar os municípios da situação precária que passam atualmente.

IMG_4622

Henrique Alves, prefeito de  Olho D’água do Borges, Brenno Queiroga, Wilma de Faria e João Maia 

O presidente da Funasa, Henrique Pires, parabenizou os prefeitos pela iniciativa de preparar os projetos e comentou sobre a importância do investimento em obras sanitárias. “Cada real que se investe em saneamento, economizam-se cinco em prevenção”, disse.

Fotos: Cláudio Abdon

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *