Unidade de produção da Acciona Windpower foi inaugurada oficilamente ontem
Ontem, 29, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) visitou duas empresas que atuam na área de energia eólica no município de Areia Branca. A Chefe do Executivo estava acompanhada do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e dos Diretores Gerais da Acciona Windpower, Cristiano Forman, e da Voltalia, Robert Klein, e das prefeitas de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), e de São Miguel do Gostoso, Fafá Dantas (PMDB).
A Acciona é uma das maiores fabricantes de componentes de aerogeradores do país. Em Areia Branca foi instalada uma fábrica para a produção de torres de concreto para aerogeradores. Com este tipo de material é possível construir torres mais altas, de 120 metros, que significam maior eficiência na produção de energia.
Prefeita de Areia Branca Luana Bruno, governadora Rosalba Ciarlini e o diretor da Acciona, Cristiano Forman
No local, a governadora pode conhecer o galpão de fabricação e a zona de armazenamento das peças. Em um mês é possível produzir até 8 torres completas, o que garante emprego a 400 pessoas. “A instalação de uma fábrica como essa no município significa mais trabalho para a população e saber que o Governo do Estado apoia essa iniciativa nos deixa muito satisfeitos”, disse a prefeita Luana Bruno.
A produção da Acciona tem como principal destino os complexos eólicos São Miguel do Gostoso e Areia Branca, em fase de construção pela empresa Voltalia, também instalada na região. Apenas 4km separam a fábrica do Parque Eólico Carcará II, um dos três de Areia Branca. A proximidade reduz custo, problemas logísticos e impactos ambientais.
Complexo Eólico
Visita ao parque eólico que emprega centenas de pessoas
O Complexo Eólico Areia Branca terá capacidade de gerar 90MW incluindo três parques eólicos: Carcará I, Carcará II e Terral. No Carcará II, a chefe do Executivo conheceu a obra que emprega 750 pessoas.
Ao todo serão 30 turbinas, subestação e linhas de transmissão. Quando estiver pronto, no segundo semestre, o Complexo terá capacidade de gerar energia para 650 mil pessoas.
Recentemente O Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 1 GW de energia gerada por parques eólicos. O primeiro estado a atingir esse número, com destaque internacional. “Avançaremos ainda mais na geração de energia eólica, basta ver o potencial que temos e o interesse dos investidores que continuarão recebendo nosso apoio”, disse a governadora.
Prefeita Luana Bruno destacou o apoio do Governo do Estado na implantação do complexo eólico local
Os executivos das duas empresas agradeceram aos parceiros e elogiaram as ações do Governo do Estado para promover a geração de energia eólica. “O Brasil precisa de governantes como a senhora, que tem coragem de tomar atitudes anti-políticas e de desenvolvimento sustentável”, disse o Diretor Geral da Acciona, Cristiano Forman.
Comitiva
Da comitiva da prefeita de Areia Branca, Luana Bruno, fizeram parte os vereadores presidente da Casa, Sandro Góis (PV), vice-presidente Antônio Luiz Neto, “Tonho da Cohab” (DEM), Duarte Júnior (PR), Dijalma da Silva Souza (PMDB), Antônio Carlos de Souza (PC do B), Aldo Dantas (PMDB), João Paulo Borja (PC do B), Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB), e José Nazareno de Lemos (DEM). Entre os secretários e gerentes da administração municipal, presenças dos titulares das pastas da Saúde, José Bruno Filho, e dos Serviços Públicos, empresário Cleodon Bezerra.
Confira abaixo, cobertura exclusiva da visita das autoridades ao parque éolico e inauguração da fábrica da Acciona, em Ponta do Mel.
Fotos: Ivanizio Ramos / Ribamar Dantas / Erivan Silva