A prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) participou na tarde desta quinta-feira, 2, de uma reunião com a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professora Ludimilla Oliveira, onde tratou de uma parceria entre a Prefeitura de Areia Branca e a universidade.
Na pauta do encontro foi apresentado pela prefeita Iraneide Rebouças um projeto de castração de animais de rua, com o objetivo de estabelecer o controle populacional de cães e gatos diminuindo nascimentos não planejados e o número de animais doentes abandonados.
Outro tema tratado, foi a criação de um viveiro público para produção e abrigo de mudas de árvores brasileiras a fim de serem destinadas para arborização urbana e plantios em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) ou doadas para quem quiser plantar em sua casa.
A prefeita solicitou também apoio para análise do solo e água do município, da fruticultura, da cajucultura, incluindo a implantação de novas culturas, como cajarana e pitaia.
A parceria desenvolvida se dará por meio de um polo da Ufersa no município, possibilitando inclusive consultoria técnica referente a cadeia produtiva do pescado e do cais público, sem esquecer a realização de cursos profissionalizantes nos setores de pesca e energia limpa.
O antigo problema das valas que circundam a cidade foi abordado na reunião por Iraneide Rebouças, ao solicitar estudos ambientais e apoio técnico que possam contribuir para resolução da situação.
Ao final da reunião, a reitora se comprometeu em atuar de forma parceira com a prefeitura, a fim de proporcionar o desenvolvimento sustentável do município.
Participaram do encontro, em Mossoró, os secretários de Agricultura e Educação, Odilon Cabral e Aparecida Medeiros, os gerentes de Esportes e Meio Ambiente, Victor Faustino e Gabriela Cynara, além do assessor de Programas e Projetos, Francisco Jânio.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca