Com a presença do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Fares Haum, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) assinou na tarde de segunda-feira, 2, o contrato do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de R$ 146.500.000,00 (cento e quarenta e seis milhões e quinhentos mil reais).
Parte dos recursos do Finisa pode ser utilizada para obras que já estão em execução, como por exemplo, unidades básicas de saúde, creches pró-infância e na recuperação da malha viária. A Caixa libera a primeira parcela, que corresponde a 20% ainda neste mês. As demais parcelas serão liberadas de forma gradativa.
A prefeita Rosalba Ciarlini destacou em seu pronunciamento o que foi feito anteriormente, para que o município conseguisse realizar o empréstimo. “Vamos poder pavimentar mais ruas, continuar o saneamento, concluir obras que estavam inacabadas desde gestões passadas, unidades de saúde, quadras de esporte e muito mais. Isso só foi possível porque a Prefeitura fez o seu dever de casa. Desde que assumi, lutei para tirar Mossoró do CAUC, para poder então solicitar empréstimos, levando todas as certidões exigidas para um financiamento desse porte. Vou continuar lutando para que a gente consiga mais”, comentou, agradecendo o apoio da Câmara Municipal de Mossoró durante todo o processo. “A presidente conduziu esse processo muito bem, junto com os vereadores que aprovaram o empréstimo. Faço questão de parabenizá-los”, falou.
O superintendente regional da Caixa, Fares Haum, parabenizou a prefeita pela luta na obtenção do financiamento. “Me orgulho do povo de Mossoró. Me orgulho do orgulho que vocês têm de defender essa terra. Parabéns prefeita por defender a economia. Essa semana é ímpar para a cidade. Que tenham sucesso através desse recurso. Sabemos da necessidade do município e da forma que a população vai ser atendida”, frisou.
A secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, esteve presente durante a assinatura do contrato. “Podemos usar parte dos recursos como contrapartida de obras que já estão em execução. Logo em seguida, vamos começar as licitações do Corredor cultural, estradas vicinais, recuperação da malha viária, ter um boom de investimentos. Ao longo dos próximos meses, gradativamente vai se licitando e iniciando obras”, frisou.
Um dos equipamentos que será construído com os recursos é a Arena Cultural, cuja instalação deve ocorrer no Corredor Cultural de Mossoró, com local a definir. “O projeto arquitetônico já está pronto e pelo simbolismo queremos que esse equipamento seja construído na Avenida Rio Branco, Corredor Cultural”, informa Kátia. A Arena será um local para receber grandes eventos, a exemplo do Festival de Quadrilhas, entre outras programações do calendário local.
O Corredor Cultural receberá ainda revitalização dos principais equipamentos, com melhorias para o Teatro Municipal Dix Huit Rosado, Memorial da Resistência e Praça de Convivência.
Dentre as obras que integram a carta encaminhada à CAIXA estão ainda a conclusão de cinco unidades básicas de saúde, que exigem contrapartida do Município, sendo elas: UBS Bom Jesus, UBS Santa Júlia, UBS Vingt Rosado, UBS Jardim das Palmeiras e UBS Costa e Silva. TOutra obra é a revitalização da Cobal, além das obras do Centro Especializado de Reabilitação, CER, que também é realizada via convênio com o Governo Federal e investimento da Prefeitura.
A lista conta com 44 obras descritas e detalhadas, conforme exigência do banco.
Estiveram presentes na audiência os vereadores Ricardo de Dodoca, Didi de Arnor, Zé Peixeiro, Manoel Bezerra, Rondinelli Carlos, Tony Cabelos, Alex Moacir, Emílio Ferreira, Izabel Montenegro (presidente da Câmara), Sandra Rosado e Aline Couto. Ainda pela Caixa Econômica, também participaram s o superintendente da caixa Gilson Pedro Ramos, os gerentes Julierme Torres, Silvio Conceição e Ciro Leite.
Fotos: Divulgação/PMM