Luciano Oliveira - [email protected]

Potiguar conquista ouro inédito em Campeonato Mundial de Natação realizado neste fim de semana, no Qatar

Marcos Macedo (1)

Marcos Macedo (à dir.) comemora feito no certame mundial de natação, em Doha, no Qatar 

O potiguar Marcos Macedo, estudante de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tornou-se campeão mundial de natação em Doha, no Qatar, ontem, 7. O nadador de 24 anos integrou a equipe de revezamento 4x100m Medley Masculino do Brasil, com Guilherme Guido (costas), Felipe França (peito) e César Cielo (crawl).

A equipe do Brasil largou em 7º, fez a primeira transição em 3º e assim oscilou a cada transição do revezamento a poucos centésimos contra a Grã-Bretanha, França e EUA. Na última transição, ao fechar a prova com César Cielo, o Brasil ultrapassou a equipe americana e conquistou o ouro inédito nessa prova em mundiais de piscina curta (25m).

Foi a 7ª medalha de ouro da seleção brasileira na competição e a 10ª que colocou o Brasil no ranking das maiores potências da natação mundial, uma das melhores campanhas já realizadas. “Não vou dizer que a gente esperava ganhar a competição. Isso é inédito para o Brasil, é uma surpresa muito grande. Temos um grande time”, disse Cielo ao canal SporTV.

Além de Marcos Macedo, outra nordestina conseguiu um feito inédito deixando sua marca como a mulher mais rápida do mundo na prova do 50m nado costas. Etiene Medeiros é pernambucana e especialista no estilo costas, batendo o recorde mundial da prova com 25’’67.

Marcos Macedo ESSA

Marcos é estudante de Medicina na UFRN

Marcos Macedo havia conseguido vaga na seleção principal após o ouro nos 100m Borboleta no Troféu José Finkel, realizado em São Paulo/SP, em 2 de setembro. De lá para cá, seu foco estava no treinamento especialmente para o mundial realizado pela Federação Internacional de Natação – FINA. Durante a semana, o potiguar havia se classificado para a final da prova com o 4º tempo e acabou na 8ª colocação no 100m Borboleta.

O nadador tornou-se o primeiro potiguar da história a ir para uma final individual num mundial da FINA e a conquistar um ouro para alegria e orgulho de toda a comunidade aquática do Estado e do Brasil.

Fotos: Portal CBDA (cbda.org.br)

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade