Maria Luiza Carlos Maia Cabral, de 18 anos, foi aprovada em 14 universidades, sendo 13 no exterior, e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no curso de Ciência & Tecnologia. No entanto, ela escolheu a University of North Florida (UNF), nos Estados Unidos, para cursar Engenharia Elétrica e deve embarcar em agosto.
A estudante potiguar cursou o Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, em Parnamirim, e sempre se destacou com as melhores notas da turma. Desde o 9º ano do Ensino Fundamental, ela traçou o objetivo de estudar fora do país, com foco na área de Engenharia e Energias Sustentáveis.
A jovem, em 2022, ganhou uma bolsa para um intercâmbio em Houston, Texas, pela AFS e BP, onde estudou STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e sustentabilidade. Em 2023, integrou o programa Futuras Cientistas e se preparou para as provas nas universidades internacionais.
Para passar na seleção internacional, Maria Luiza passou por um processo competitivo e desafiador. No entanto, as boas notas e a persistência não a fizeram desistir, conseguindo a aprovação na prova de proficiência para diversas instituições de ensino fora do Brasil.
Ao todo, ela conseguiu vagas em 13 locais (11 nos Estados Unidos, uma na Inglaterra e outra na Irlanda), mas escolha final ficou com a universidade da Flórida, na Costa Leste americana.
Agora, Maria Luiza precisa de apoio para arcar com os custos iniciais do visto de estudante e passagens. Para isso, ela está rifando uma caixa de som JBL Partybox Encore Essential, com cada bilhete custando R$ 10,00. Os interessados podem contribuir via PIX (84) 99455-4610.