Luciano Oliveira - [email protected]

Portuários da Codern comemoram aprovação da nova proposta do Plano de Cargos Carreiras e Salários

PORTUÁRIOS DA CODERN, EM AREIA BRANCA, FESTEJARAM A CONQUISTA POR MEIO DO SINDICATO DA CATEGORIA

Decisão  contempla categoria da Codern em Areia Branca (Foto: Reprodução)

O Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) aprovou a nova proposta do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) para os portuários da companhia. A decisão foi comemorada pela categoria em Natal e Areia Branca.

O plano já havia sido aprovado pela Diretoria Executiva (Direxe) da Codern e depois enviado ao Consad, que na reunião do último dia 29, após amplo debate e questionamentos,  finalmente foi aprovado.

O presidente do Sindicato dos Portuários do Rio Grande do Norte (Sinporn), Silvano Barbosa, juntamente com o presidente da Cocern, Emerson Fernandes, ambos conselheiros do colegiado, fizeram uma fundamentada defesa e exposição de motivos para os demais conselheiros sobre a importância e a necessidade de aprovação do PCCS para a Companhia.

Para Silvano Barbosa, com a aprovação do plano pelo Direxe e pelo Consad foram vencidas duas etapas das cinco necessárias para a efetivação da proposta. “No entanto, ainda temos mais três etapas a cumprir: aprovar o PCCS na Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) e no Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), órgão que integra a estrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, ambos em Brasília, e a última etapa será a implantação do novo PCCS”, destaca.

O sindicalista acrescenta que a entidade representativa dos Portuários do RN continuará sua incansável luta para conseguir as aprovações que restam e a implantação desse plano de cargos que é uma conquista tão necessária, aguardada e importante para a categoria.

Relatórios

Ainda com relação ao setor portuário, finalmente, depois de forte cobrança da diretoria do Sinporn a Codern elaborou e enviou à Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) os relatórios financeiros e administrativos, exigidos pelo órgão para submeter a aprovação do reajuste de 6,37% nas cláusulas econômicas da categoria (salário, ticket alimentação e auxílio educação) referente ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT ) 2014-2015.

A próxima etapa é a aprovação do Acordo 2014-2015 pela SEP e pelo DEST do Ministério do Planejamento, para posterior implantação do pagamento e assinatura do Acordo entre o Sindicato e a Codern. O reajuste será retroativo a 1º de junho de 2014.

A SEP também exigiu da Codern que fizesse a elaboração e o encaminhamento dos mesmos relatórios (financeiros e administrativos) relacionados ao ACT 2013-2014 (referente ao reajuste de 6,50% que já foi pago e implantado ref. data base de junho do ano passado).

Essas exigências fazem parte de um conjunto de normas que estão descritas na Portaria nº 027/2012 do DEST. Infelizmente, essa portaria burocratiza e atrasa ainda mais o andamento dos pleitos da classe trabalhadora das empresas estatais junto ao Governo Federal.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade