Luciano Oliveira - [email protected]

Porto do Mangue atinge 95% de atualização do CadÚnico e se destaca entre os municípios do Vale do Açu e da Costa Branca

0Representação de Porto do Mangue na reunião: assistente social Lúcia Helena, coordenador do CadUnico, Lenilson, Bruno do MDS, digitalizador Chagas, Secretária de Assistência Social, “Clarinha”, e a assistente social Valba

Com quase 100% de atualização do Cadastro Único (CadÚnico) que estabelece o perfil das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, Porto do Mangue foi o destaque entre os municípios das regiões do Vale do Açu e da Costa Branca. A cobertura cadastral feita em nível local serve como base de informações usada pela atual gestão para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.

Na terça-feira, 12, uma equipe local representou a cidade numa reunião do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), em Natal, com as equipes de Assistência Social dos sete municípios com as melhores Gestões do Cadastro, entre eles, Porto do Mangue.

O objetivo do encontro, articulado pela representação do MDS no Estado, foi dialogar sobre a experiência de cada município dentro da gestão do programas Bolsa Família, e mostrar esses bons exemplos por meio de documentos para os demais participantes.

Entre os indicadores que revelaram os municípios destaques, estão as famílias cadastradas com perfil CadÚnico; cobertura cadastral e atualizada; taxa de atualização e proporção de famílias incluídas.

Porto do Mangue, único município da região do Vale do Açu/Costa Branca nesse nível, obteve um excelente índice, chegando a 95% de atualização do cadastro único, segundo a Assistente Social Lúcia Helena.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Maria Clara Câmara, “Clarinha”, comentou que a ampliação dos cadastros depende do esforço municipal em procedimentos de busca ativa das famílias em situação de pobreza a serem contempladas nos programa sociais. “É isso que buscamos fazer com dedicação de toda equipe”, reforçou. 

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País.

Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade