Luciano Oliveira - [email protected]

Porto de Natal e Terminal Salineiro de Areia Branca movimentaram mais de 1 milhão de toneladas este ano

TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA MOVIMENTOU MAIS DE MAIS 860 MIL Porto-Ilha movimentou quase 900 mil toneladas de sal, no primeiro semestre (Foto: Reprodução)

Administradora dos Portos do Estado, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) comemora os resultados apresentados no primeiro semestre de 2015. Comparado com o mesmo período de 2014, a movimentação total portuária teve um crescimento de 27,49%. Foram movimentadas nos seis primeiros meses de 2014, 861.689 toneladas, sendo 190.565 toneladas no Porto de Natal e 671.124 toneladas no Terminal Salineiro de Areia Branca.

Já entre janeiro e junho de 2015, a Codern ultrapassou 1 milhão de toneladas movimentadas em importação e exportação, com 233.082 toneladas movimentadas no Porto de Natal, mais 864.490 toneladas no Terminal Salineiro de Areia Branca, totalizando 1.098.572 toneladas.

De acordo com a presidência da Codern, o saldo positivo foi puxado pelo aumento do volume importado de trigo e pela exportação de sal e frutas tropicais. O fato do Rio Grande do Norte possuir arques eólicos também possibilitou receber equipamentos que serão utilizados pelo setor.

A movimentação geral de contêineres também registrou alta de 5.000 toneladas embarcada e desembarcada a mais do que em 2014.

“O aumento da nossa movimentação de cargas, atesta o vigor do sistema portuário no Rio Grande do Norte, que nos últimos tempos recebeu importantes investimentos do Governo Federal, nos dando a certeza da nossa contribuição para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, e provando que a Ponte Newton Navarro não impede a movimentação de nenhum navio de cargas”, comemora Emerson Fernandes, diretor-presidente da Codern.

Cruzeiros

0Porto de Natal deve fechar o ano recebendo um total de 15 navios cruzeiros (Foto: Argemiro lima)

Em 2014, o Porto de Natal recebeu seis cruzeiros e até o final de 2015 receberá um total de sete, totalizando 15 navios cruzeiros. Uma média de 10 mil turistas já passaram pelo novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal, que foi inaugurado em 2014.

Para Marco Ferraz, diretor da CLIA Brasil, membro da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, o Terminal de Natal está pronto para receber turistas do mundo todo, por meio de novos cruzeiros, possibilitando um acréscimo a economia do Rio Grande do Norte de até R$ 60 milhões por ano. “Nós temos todo o interesse de atrair novos cruzeiros para Natal. Para isso precisamos da união e do apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Natal e entidades do setor”, observou, em recente visita ao Rio Grande do Norte.

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) tem a intenção de criar uma rota fixa de cruzeiros no Nordeste, dentro do projeto chamado “Brasil o ano todo”.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade