Luciano Oliveira - [email protected]

Portadores de Necessidades Especiais são excluídos de concurso público, em Mossoró

PREFEITURA DE MOSSORÓ Os Portadores de Necessidades Especiais (PNE) estão sendo excluídos de participar do Concurso Público para Guarda Municipal de Mossoró, realizado pela Prefeitura Municipal (foto). Pelo menos é o que reza o edital do concurso publicado no dia 30 de julho site da Consulplan, empresa responsável pela realização do concurso.

O concurso oferece 100 vagas e segundo o edital, em razão da incompatibilidade do cargo com qualquer tipo de deficiência, não haverá reserva de vaga para portadores de deficiência. Mesmo com a lei garantindo a reserva de 5% dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência em Mossoró não esta sendo cumprida.

Recentemente o Governo do Estado via Secretaria de Justiça e Cidadania realizou Concurso Público oferecendo cerca de 500 vagas para Agentes Penitenciários e reservou 5% das vagas para os Portadores de Necessidade Especial (PNE). Sendo que a função de Agente Penitenciário é bem mais árdua do que a de Guarda Municipal. O que chama a atenção é que a  mesma empresa que realizou o concurso para o Governo do Estado é a  que realizara para a Prefeitura de Mossoró.

Na legislação rezam que há cargos/empregos públicos que não podem ser providos por “deficientes” físicos, como é o caso de alguns cargos da área policial. Mesmo assim deve ser razoável tal exigência à luz da análise das atribuições do cargo/emprego. Importante destacar que cada entidade federativa (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) pode legislar sobre o assunto citado, por se tratar de matéria administrativa, conforme se extrai do art. 18 c/c art. 37, I c/c art. 37, VIII da CR/88.

Em Mossoró faltou boa vontade da prefeita Fátima Rosado. (Fonte: www.ovaledoapodi.com.br).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade