Luciano Oliveira - [email protected]

Droga estava no Porto de Natal, em meio a uma carga de sal que iria para a Europa — Foto: Canindé Soares

Polícia Federal apreende 66 tabletes de cocaína em meio a carga de sal no Porto de Natal

Droga estava no Porto de Natal, em meio a uma carga de sal que iria para a Europa (Foto: Canindé Soares)

Sessenta e seis tabletes de cocaína foram apreendidos na tarde desta quinta-feira, 5, no Porto de Natal, em meio a uma carga de sal que seguiria para a Europa. A apreensão é resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal.

Segundo a assessoria da corporação, a droga foi levada para a sede da PF, em Lagoa Nova, na Zona Sul da capital, onde será pesada.

Rota do tráfico

Depois de registrar, em apenas dois dias de fevereiro, apreensão de mais de três toneladas de cocaína, o Porto de Natal teve as exportações de frutas e outros produtos locais suspensas para a Europa.

Entre outubro do ano passado e fevereiro deste ano, a polícia holandesa realizou quatro apreensões de drogas, todas escondidas dentro de contêineres, em meio a carregamentos de frutas que embarcaram no Porto de Natal, o que totalizou quase 7 toneladas do pó.

Somadas às duas ações realizadas pela Polícia Federal no próprio porto da capital, em fevereiro, o quantitativo de entorpecentes apreendidos supera as 10 toneladas.

Em duas apreensões, as primeiras e únicas feitas no Porto de Natal, a PF encontrou 3,3 toneladas de cocaína que seriam levadas para a Europa em navios. Droga estava escondida em meio a frutas, dentro de contêineres (Foto: PF-RN/Divulgação)

À época, a PF informou que Natal é ponto de partida de uma rota do tráfico internacional de drogas. A polícia disse que já sabia da existência de transporte pelo ar – caso em que o entorpecente é levado na bagagem ou preso ao corpo de passageiros de aviões. O trajeto marítimo era novidade, de acordo com Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF no Rio Grande do Norte. (Com informações G1 RN).

Nota à imprensa

A respeito da ocorrência, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o Porto de Natal, emitiu a seguinte nota:

A Polícia Federal (PF) realizou uma apreensão de drogas no Porto de Natal, nesta quinta-feira (05), reafirmando a eficiência do trabalho em conjunto entre a PF, a Receita Federal e a Guarda Portuária da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN). Ressalta-se que o entorpecente foi detectado acondicionado no contêiner de sal empacotado, que não foi inserido dentro da área portuária.

Entre os focos, a Diretoria da CODERN estabeleceu como uma de suas prioridades de gestão o aprimoramento na segurança do Porto de Natal de forma a recuperar a certificação do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS CODE) e obtenção de um scanner.

Enfatiza-se, ainda, que tem sido recorrente a apreensão de drogas nos Portos do Brasil.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade