
Com experiência comprovada na área de tributação, tendo sido um dos responsáveis pelo crescimento da arrecadação de tributos no município, no período, Francisco Robson Pereira pretende continuar contribuindo com a cidade, mas como vereador. Popularmente conhecido por “Robson de Chiquel”, ele deixou a Gerência de Tributação da Prefeitura de Areia Branca para trabalhar sua pré-candidatura à Câmara Municipal nas eleições deste ano.
Recém filiado ao PMDB local, Robson vai encarar o desafio das urnas pela primeira vez, concorrendo pelo sistema governista. Além dele, o partido pretende lançar outros nomes a vereador, com o objetivo de formar uma chapa forte e assegurar o maior número possível de cadeiras na próxima legislatura.
Pelo menos mais três integrantes do PMDB ligados à atual gestão estão com suas pré-candidaturas na rua: o vereador Alderi Batista de Souza, candidato ao sétimo mandato consecutivo, e os ex-vereadores Francisco Antônio de Macedo e Manoel Joaquim dos Santos, “Manelzinho do Mel”.
Cauteloso, Robson por enquanto não faz projeção sobre o pleito eleitoral deste ano. Ele afirma que aguardará as definições, inclusive em relação às alianças que deverão ser formadas com vistas à campanha. “Estamos com nosso nome à disposição do partido, do nosso grupo político. O que for decidido acataremos, pois o importante é somar para fortalecer o nosso projeto”, opina.
PMDB e as eleições

A meta do PMDB é reconquistar sua representatividade no Legislativo municipal, já que até recentemente o partido contava com dois vereadores na Casa. Hoje, não tem nenhum. O vereador Aldo Dantas, que era vice-presidente do diretório do partido no município, migrou para o PSDB. Já Dijalma da Silva Souza, trocou a sigla peemedebista pelo PC do B.
Mas o partido ainda é bem representado no município. A prefeita Luana Bruno e seu pai, o ex-prefeito Bruno Filho, são as lideranças do PMDB areia-branquense, na atualidade. Porém, curiosamente, os peemedebistas marcham sozinhos nessa fase de pré-campanha eleitoral. Ou seja, o partido não está coligado com nenhuma outra sigla.
A coisa só ficará transparente no âmbito do governismo, quando a prefeita Luana Bruno se pronunciar sobre sua participação nas eleições municipais deste ano. Até o momento, a gestora ainda não decidiu se disputará a reeleição ou se apresentará candidato ao cargo majoritário. Também, ainda não acenou para qual palanque levará o PMDB. Como se sabe, existem quatro pré-candidatos à prefeitura, este ano: Toninho Cunha (PHS), nome oriundo do grupo liderado pelo deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS); Iraneide Rebouças (PSD), vista como oposição; e as pré-candidaturas independentes de Chiquinho Contador (PSDC) e Perboyre Araújo (Solidariedade).