As ruas e avenidas do litoral do Paraná ganharam um reforço potente e luxuoso na prevenção ao crime. Isso porque a PM (Polícia Militar) do Paraná incorporou três “naves” ao conjunto de viaturas para patrulhar e evitar a delinquência na alta temporada, no estado
Um Audi TT, um Chevrolet Camaro e um Porsche Macan, avaliados em cerca de R$ 1,5 juntos, rodam pelos balneários e praias do estado no policiamento diário. O TT foi o último carrão de luxo incorporado à frota, em dezembro passado.
Todos os veículos foram confiscados em ações da PM contra tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes semelhantes.
Os antigos donos foram condenados e perderam os bens, agora parte das viaturas paranaenses.
Essa Porsche Macan também ajuda nas rondas diárias. Ao lado do TT e do Camaro, ela não pode ser vendida. Diante do impasse, o governo decidiu adequá-los, com as cores da PM paranaense, e os colocou para rodar e evitar delitos.
Todas as sextas e sábados, os três ficam expostos ao público, das 15h às 19h, conforme um cronograma da Secretaria de Segurança do Estado, que leva em conta o local em que estão.
A ideia é mostrar à população que o enriquecimento ilícito é crime e sofre repressão da polícia paranaense, além do Ministério Público e da Justiça.
Nos outros dias da semana, claro, estão nas ruas a fim de demostrar força e evitar quaisquer práticas criminosas.
Fora da alta temporada, os três carros ficam expostos no Museu da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba (PR).
Quando paradas, essas máquinas dividem espaço com relíquias já usadas como viaturas, como um VW/Fusca, GM/Ipanema, Toyota/Bandeirante, GM/Opala, VW/Kombi, Chevrolet/Veraneio, GM/Blazer e GM D10.
Com informações R7
Fotos: Divulgação/Governo do Paraná