Luciano Oliveira - [email protected]

Plantão em farmácias nos finais de semana e feriados volta a ser tema de discussão

CLEODON E ALDO DANTAS Cleodon Bezerra e Aldo Dantas levantaram questão sobre plantão em farmácias

O programa “Costa Branca em Debate” de ontem, 22, apresentado na Rádio Costa Branca (FM 104,3) levantou uma questão importante para a população areia-branquense. O tema em debate versou sobre o plantão em farmácias nos finais de semana e feriados e foi fomentado pelo apresentador do programa, empresário Cleodon Bezerra, que é diretor da emissora, e o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB.

Segundo o vereador Aldo Dantas, já existe uma lei aprovada na Câmara Municipal que disciplina o funcionamento de farmácias nos finais de semana e feriados, em sistema de rodízio. “Mas essa lei não está sendo cumprida e constantemente nós, vereadores, recebemos reclamações de populares que afirmam que apesar de a cidade possuir um porte razoável e ter uma boa estrutura de farmácias, não dispõe desse importante serviço”, disse.

No programa, apresentado na citada emissora no horário das 12h às 13h, de segunda a sexta-feira, o vereador Aldo Dantas cobrou providências no sentido de fazer valer o uso de plantão em farmácia da cidade durante os finais de semana e feriados.

Ele alega ter sido procurado por diversos munícipes que sofreram com a farmácia fechada quando estes precisaram de medicamento durante tais finais de semana “Alguns moradores compram os remédios no sacrifício. Outros sem recurso algum têm de esperar o dia seguinte para adquirir o medicamento” argumentou Aldo Dantas.

A sugestão de Aldo Dantas é que as farmácias se organizem entre si e adotem o sistema de plantão para que ninguém fique sem atendimento. “Vamos evitar que incidentes piores possam ocorrer com quem realmente não pode ficar sem medicação”, advertiu, lembrando que a sugestão vale também para a Farmácia Básica do município e a Farmácia de Todos, do Governo do Estado, que só funcionam até a sexta-feira.

Durante o programa o empresário Cleodon Bezerra conversou com alguns proprietários de farmácias locais, que explicaram que o problema é que para uma farmácia se manter aberta no período noturno, é preciso que tenha um farmacêutico de plantão. Pelos cálculos dos comerciantes do ramo de drogarias, o esforço em contratar um profissional para esse fim, além dos riscos de assalto a que o estabelecimento estará sujeito, não compensam.

Para Cleodon Bezerra, o argumento é válido, mas não convincente. Ele até concorda com os donos de farmácias na questão da falta de segurança, mas reafirma que a discussão tem que continuar em torno do assunto, pois é inadmissível que uma cidade do porte de Areia Branca não possua nenhuma farmácia funcionando à noite.

Concluindo, Cleodon Bezerra disse que é certo que o funcionamento em tempo integral de farmácias, com certeza, traria maior conforto e tranqüilidade aos munícipes, e estaria de acordo com o processo de modernização do comércio local. “Resta agora que a população manifeste sua opinião”, finalizou.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade