A cidade de Areia Branca recebeu nos dias 19 e 20 uma equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O motivo da visita foi realizar um levantamento técnico das necessidades locais a serem implementadas no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Os engenheiros Wellison Silva (engenheiro civil) e Gilbrando Trajano (engenheiro ambiental) foram acompanhados dos membros responsáveis pela elaboração do plano e da gerente municipal de Obras, Jennyany Sales. O grupo de trabalho percorreu todo o município, desde a zona urbana a zona rural.
“Essa etapa do diagnóstico técnico participativo é a mais importante do PMSB, que é enxergar os problemas existentes no município e tentar as soluções”, acrescentou Jennyany. Nestes dois dias a equipe foi dividida e foram mapeadas as necessidades de esgotamento sanitário, drenagem, resíduos sólidos e abastecimento de água.
A partir de agora, os membros que compõem o Plano Municipal de Saneamento Básico de Areia Branca têm um prazo de 10 dias para entregar o diagnóstico, identificando os pontos críticos. O grupo vai aplicar questionários para colher mais informações da população nas zonas urbana e rural.
“A principal função da visita é fornecer treinamento para que a equipe do município tenha condição de desenvolver o trabalho no seu território. Nossa intenção é que a equipe esteja bem capacitada para que as atividades se desenvolvam da melhor maneira e possam dar um diagnóstico preciso”, acrescentou o engenheiro ambiental, Gilbrando Trajano.